IDEs Java – notícias NetBeans 5.5.1

Nos últimos tempos, tenho feito diversas notas e artigos sobre os principais ambientes de desenvolvimento (IDE) Java gratuitos: Eclipse, NetBeans e JDeveloper. Eis aqui uma coletânea das postagens desde o lançamento do NetBeans 5.5 (outubro 2006):

Leia também:

  • O Eclipse vai bem, obrigado, artigo atualizado em 10 de junho de 2006, com uma visão geral sobre IDEs Java, recheado de links adicionais.

Quando citei o lançamento do Eclipse 3.2.2 em fevereiro de 2007, estava entrando em estágio beta o NetBeans 5.5.1. Em 24 de maio passado, foi lançada a versão final.

NetBeans IDE 5.5.1 traz diversas correções de bugs, suporte a versão 2 do servidor Java EE livre GlassFish — base para o Sun Java System Application Server 9.1 — e torna-se compatível com o Windows Vista. No pacote para dispositivos móveis, NetBeans Mobility Pack inclui o Java ME Wireless Toolkit versão 2.5.1.

Em 30 de maio, foi lançada a edição voltada para a ferramenta educativa BlueJ, o NetBeans IDE 5.5.1 BlueJ Edition.

Outro destaque é a ampla participação da comunidade nos projetos de localização do NetBeans 5.5.x — inclusive o novo BlueJ Edition — para o Português do Brasil, conforme diz o anúncio de 05 de junho Go Multilingual with NetBeans IDE 5.5.1. A localização feita pela comunidade de desenvolvedores Brasileiros é bem abrangente, não só da interface do IDE, mas também da documentação/ajuda. Veja mais no artigo For Users by Users: NetBeans 5.5 in Brazilian Portuguese (o NetBeans está traduzido, mas este artigo é em inglês…), de 6 de junho de 2007.

A existência de ampla tradução para Português do Brasil, empacotada em uma prática distribuição localizada para download, torna o NetBeans 5.5.x ainda mais amigável aos iniciantes desenvolvedores brasileiros.

O Eclipse 3.2.x também possui Language Packs para Português brasileiro, em traduções de interface e documentação doadas pela IBM. Mas estão distribuídos por cada subprojeto do Eclipse, exigindo uma “peregrinação” por downloads: núcleo do Eclipse (SDK, RCP, JDT, Equinox), EMF, GEF, Visual Editor, BIRT, EMDT UML2 e XSD. Ademais, componentes importantes como o Java EE and Web Tools (WTP) não têm Language Pack atualmente disponível.

Por fim, para fomentar as opiniões sobre melhores ferramentas para Java, breve — 25 a 27 de junho — serão anunciados os resultados do JDJ Readers’ Choice Awards 2007, concurso realizado pela revista Java Developers’ Journal por votação popular, em que o NetBeans concorre com 12 indicações este ano.

One Reply to “IDEs Java – notícias NetBeans 5.5.1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *