Sobre

Sou Márcio d’Ávila, brasileiro, mestre e bacharel em ciência da computação, que em quase 30 anos de experiência profissional atua ou já atuou em diversas áreas da tecnologia da informação (TI), sistemas de informação e computação, incluindo: desenvolvimento e programação de software, desenho e análise de sistemas, arquitetura e engenharia de sistemas de informação, administração de bancos de dados, segurança da informação, gerenciamento de projetos e serviços, governança de TI, aquisições de TI na administração pública.

Nas horas em que não estou imerso em tecnologia, gosto de curtir a família e de viagens.

Para saber mais sobre mim, inclusive informações de contato, por favor visite:
Sobre Márcio d’Ávila, em meu sítio na web.

Os artigos deste blog podem ser referenciados e utilizados, desde que expressamente citada esta fonte e o crédito do(s) autor(es). A informação apresentada, apesar do esforço para garantir sua precisão e correção, é oferecida “como está”, sem quaisquer garantias explícitas ou implícitas decorrentes de sua utilização ou suas conseqüências diretas e indiretas. As informações e opiniões aqui expressas são pessoais e sem vínculo com qualquer instituição. Quando os artigos citam ou se baseiam em alguma fonte, os créditos ou links relevantes são apresentados no texto.

Creative Commons BY SA © 2003-2018, Márcio d’Ávila, mhavila.com.br, direitos reservados, sob licença Creative Commons SA 2.5.

16 Replies to “Sobre”

  1. Gostei do seu blog.
    Você gostaria de trocar link no blog?. Eu coloco link para o seu e você para o meu.
    Visite o meu site meu site.
    Abraçco,

    Antonietta.

  2. Caro Márcio d’Ávila, é sempre satisfatório ver bons artigos disposto na web,assim como os seus. E qdo os acho, faço questão de fazer menção dos mesmos. parabéns e grato pelo reconhecimento!

  3. Márcio, estou iniciando na programação para WEB e chegou a faze de escolher um SERVER. A linguagem do lado desk é o FLEX e não poderei usar o ColdFusion em função do Custo. Gostaria de uma orientação sua.
    Grato, Galeno

  4. Galeno,

    O Flex trabalha com diversas tecnologias no lado servidor. Se você der uma olhada em http://www.flex.org/ , verá as seguintes listadas:

    ColdFusion
    Java
    .NET
    PHP
    Ruby

    Você já disse que descarta o ColdFusion. Então, restam outras quatro opções. Para projetos maiores, complexos e mais bem estruturados, recomendo Java (se o seu “mundo” é Linux/Unix) ou .NET (no “mundo” Microsoft).

    Para projetos de nicho, ou de pequeno porte, ou prototipação rápida, PHP e Ruby são também opções interessantes e viáveis.

    Depende da experiência da equipe, do ambiente tecnológico e do projeto envolvido.

  5. Márcio, agradeço teu retorno e sua ajuda. Bom poder contar contigo. Vou me encaminhar no aprendizado do Ruby. Após postar minha dúvida, andei dando mais uma pesquisada na web e me interessei por este. E como vc. mencionou ele, esta dentro dos meus propósitos.
    Obrigado Márcio e um abraço.

  6. Ola Márcio.

    Gostei muito do seu blog.

    O que vc acha de criar um tópico sobre certificação digital ?

    A certificação digital é um assunto relativamente “novo”.

    Com o crescimento de sua utilização, principalmente pelo nosso governo, acho que seria bom ter este tópico para disseminarmos esta “nova” tecnologia.

    O que você acha ?

    Um abraço.

  7. Olá, gostaria de postar algumas oportunidades de trabalho na área de TI em seu blog, o que acha?

    Fico aguardando sua resposta.

    Um abraço,
    Karoline

  8. Prezado Marcio,

    Gostaria de pedir sua colaboração para uma pesquisa com profissionais de TI que estou desenvolvendo em diversos países da América Latina. É um estudo super importante que está sendo realizado com milhares de profissionais de tecnologia, em mais de 60 países, sobre desenvolvimento de software. Queria te convidar a participar da pesquisa, respondendo a algumas perguntas online (o tempo total é estimado em 20 minutos). Para todos que estão no segmento selecionado pelo cliente e preenchem a pesquisa, estamos enviando como agradecimento um vale-presente de R$20,00 (vinte reais) do Submarino. O brinde é simbólico, mas o maior incentivo é poder representar a voz dos profissionais de TI brasileiros nessa importante pesquisa global. Além disso, como forma de agradecimento, todos que preencham a pesquisa estarão participando de um sorteio de iPods e 1 SmartPhone.

    Você teria alguns minutos para participar? Te envio abaixo o link para que se registre na nossa comunidade e possa responder a pesquisa:

    http://www.ecglobalpanel.com/Register/registerPanel.php?lang=1&srce=130303&ct=cc0f7d2f185eccc8dbfa0d0a2671cdf5

    Se você puder enviar esse convite a outras pessoas de TI que conheça, te agradeceria muito!

    Desde já te agradeço pela atenção e colaboração. Caso tenha qualquer dúvida, ou para qualquer informação adicional, por favor, não duvide em comunicar comigo.

    Muito obrigada!

    Catarina

    Catarina Rocha
    Operations Director
    http://www.ecglobalpanelcorp.com

  9. Desculpe-me por estar escrevendo, mas é que preciso de um programa de banco de dados para controlar processos. Até criei um no ACCESS, porém devido à falta de conhecimento e à instabilidade, não consigo usá-lo. Procurando na internet, o encontrei e resolvi escrevê-lo para, caso seja possível, me informar se existe algum site ou pessoa que cria programas simples! Tenho até o modelo em ACCESS que pode servir com referência.
    No momento em que agradeço pela atenção, aproveito da oportunidade para deixar minhas desculpas por ter escrito sem seu prévio consentimento.
    At. Eduardo Veríssimo

  10. Marcio,

    Você sabe quando foi criado o conceito de maturidade de ti (infrastructure optimization) pelo gartner?

    Sugiro um post sobre o assunto.

    Fique à vontade para iniciar uma conversa por email
    [email protected]

  11. Prezado Marcio.
    Desenvolvemos e esta disponivel desde 2007, dois produtos que, na época pelo menos, eram inéditos, sendo que um ainda é. O assunto é segurança, assinatura digital, inclui mobile payment. Resumindo estamos procurando alguém que tenha interesse em aproveita-los ou seja comercializa-los, pois não é nossa praia e nem temos “cacife” para isso. Se houver interesse podemos falar, nem precisa publicar… Grato
    Antonio Pereira

  12. Olá Márcio!
    Espero que esteja tudo bem contigo….

    Vc ainda lê a série Perry Rhodan?
    Uma curiosidade minha; já que vc é de BH e a editora SSPG também é daí, acaso vc mantem contato com o Rodrigo de Lelis e/ou o César Maciel que são os responsáveis da SSPG e também residem aí em BH?

    Bem, de vez em quando faça uma citação da série Perry Rhodan ali no Twitter para eu compartilhar…

    Saudações rhodanianas e inté+,
    DIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *