Erros de conexão Internet de aplicativos resolvidos com DNS público do Google

Recentemente, os aplicativos do Netflix e do Amazon Prime na minha smartv começaram a dar erro de conexão Internet, apesar da rede estar corretamente configurada na TV, tanto via cabo quanto Wi-Fi, e o aplicativo do YouTube, por exemplo, continuar funcionando.

Um vídeo de suporte da LG no YouTube, “NETFLIX | Erro na conexão de internet” ensina a resolver a situação editando a configuração avançada de rede (cabo ou Wi-Fi) da TV de modo a desativar a configuração automática (desmarcar a opção “Definir Automaticamente”) da conexão da rede e em seguida alterar o Servidor DNS para 8.8.8.8.

Editar configurações avançadas de rede na SmarTV LG

Essa solução efetivamente funcionou para mim.

A explicação técnica é que essa solução basicamente ensina a não utilizarmos o servidor de DNS padrão do roteador, que em geral é definido automaticamente pelo provedor de acesso Internet utilizado, e passar a utilizar o Servidor Público de DNS do Google. Sim, 8.8.8.8 e 8.8.4.4 são os endereços IPv4 dos servidores Google Public DNS. Ou para quem estiver utilizando IPv6, os endereços IPv6 são 2001:4860:4860::8888 e 2001:4860:4860::8844.

Para quem “não é do ramo”, Servidor de DNS – Domain Name System (Sistema de Nome de Domínio) é o serviço que traduz nomes de domínio, como mhavila.com.br, feitos para serem compreendidos por humanos, para endereços numéricos Internet, efetivamente utilizados pelos equipamentos em rede. No protocolo Internet IPv4 (IP – Internet Protocol, em português Protocolo Internet, versão 4), endereços são representados pelo formato de 4 números (entre 0 e 255) separados por ponto, como 1.2.3.4.

De fato, os servidores DNS públicos do Google, se valendo da infraestrutura dessa gigante da Internet, são muito rápidos e estáveis e às vezes mais eficazes que os servidores de DNS de provedores de internet pagos!

É comum ver também a recomendação de uso de Google Public DNS como solução para instabilidade de conexão Internet em jogos online que precisam de respostas rápidas em tempo real, em computadores e dispositivos móveis.

Uma dica final: Pode ocorrer de, depois de vários dias ou de uma manutenção, o provedor de internet alterar ou atualizar as configurações da sua rede. Se isso ocorrer e a conexão de rede da TV ficar indisponível, altere a configuração avançada de rede da TV para ativar de volta a opção Definir Automaticamente e salve as configurações. Isso vai atualizar outras configurações importantes como Endereço IP e Gateway. Se isso normalizar o acesso, depois você pode repetir o procedimento indicado no vídeo da LG para voltar a utilizar o Servidor DNS do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *