IDEs Java – download e pontos fortes

Atendendo a pedidos, em meu artigo recente sobre Melhores IDEs Java gratuitos, acrescentei os links para baixar os produtos e pacotes adicionais, relativos a cada IDE: Eclipse com Exadel/RedHat, NetBeans e Oracle JDeveloper.

Também aproveito para destacar aqui os pontos fortes de cada IDE, em minha opinião:

Eclipse com Exadel Studio Pro (futuro Red Hat Studio): software livre; a popularidade fiel do Eclipse e suas excelentes ferramentas de refactoring em projetos e em código Java em geral; mais as ótimas ferramentas visuais do Exadel, incluindo editor HTML/JSP/JSF “estilo Dreamweaver” e suporte a frameworks populares Struts, Spring e Hibernate.

NetBeans e seus Packs: software livre; facilidade na instalação e na variedade de assistentes produtivos; distribuição toda localizada para Português do Brasil; editores UML (com engenharia reversa e sincronização de código), BPEL, XML e WSDL no Enterprise Pack; excelente editor visual GUI desktop (Swing); ótimo conjunto de ferramentas de desenvolvimento para plataformas móveis no Mobility Pack.

Oracle JDeveloper: pacote completo e abrangente; rico em ferramentas para a plataforma Java EE; grande integração com produtos Oracle — gerenciador de banco de dados Oracle Server, Oracle AS e os frameworks TopLink e ADF.

Como sempre, a pergunta que não quer calar — Qual deles é o melhor IDE? — não tem resposta simples e direta; depende das suas necessidades, expectativas e preferências.

One Reply to “IDEs Java – download e pontos fortes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *