Eclipse cada vez mais amigável – EPP e Europa

Lendo ontem a postagem Eclipse – Cada vez mais User Friendly no weblog de Rodrigo Urubatan, vi que, além das iniciativas que citei para o Eclipse em meu artigo Melhores IDEs Java gratuitos, estão chegando outras importantes novidades para melhorar a facilidade de instalação e uso do IDE Eclipse: Projeto de Empacotamento do Eclipse (EPP) e Esforço de Lançamento Simultâneo Europa 2007.

O novo projeto Eclipse Packaging Project (EPP) foi criado em fevereiro de 2007, por iniciativa principal da empresa Innoopract — criadora da distribuição independente Yoxos — e com contribuições da Instantiations e da Xored Software. A primeira proposição do projeto é uma nova página de downloads para o Eclipse (protótipo em avaliação) já oferecendo pacotes prontos para diversos perfis iniciais de uso. Visa também desenvolver um instalador para o Eclipse e ferramentas para criação de pacotes a partir de um site de atualização, algo provavelmente inspirado no inovativo Yoxos On Demand.

O Europa Simultaneous Release é o novo esforço de lançamento simultâneo dos principais projetos da Fundação Eclipse para 2007, centrados na versão 3.3 da Plataforma Eclipse, assim como o Callisto foi o esforço de lançamento simultâneo de 10 projetos com o Eclipse 3.2 em 2006. Desta vez, o audacioso esforço Europa planeja englobar 20 sub-projetos, incluindo o Eclipse 3.3 base (Equinox, Platform, JDT, PDE), WTP 2.0, Mylar 2.0, TPTP 4.4, BIRT 2.2, AJDT 1.5 e vários outros.

A nova versão do Eclipse 3.3 — também comentada no blog do Urubatan — está em estágio avançado de desenvolvimento. Em 1º de junho saiu o Release Candidate 3 (RC3). O Web Tools Plataform (WTP) 2.0, cujo RC2 foi lançado ontem, 6 de junho, trará finalmente um editor visual para HTML e JSP.

3 Replies to “Eclipse cada vez mais amigável – EPP e Europa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *