Atualizações Jakarta

Turbine, framework para desenvolvimento de aplicações web surgido dentro do Projeto Apache Jakarta, tornou-se ontem projeto de primeiro nível (Top Level Project – TLP) da Fundação Apache, atingindo assim o estágio de projeto autônomo por seu grau de relevância e maturação. Com isso, o endereço do Projeto Apache Turbine passa a ser turbine.apache.org.

Atualmente no release estável 3.2.2, Turbine é um framework baseado em servlet para desenvolvedores Java experientes construirem rapidamente aplicações web. Inclui funcionalidades como sistema de gerenciamento de segurança de acesso, um serviço de agendamento, servidor de validação definido por XML, e serviço XML-RPC para web services. É uma boa escolha para aplicações que usam arquitetura orientada a serviços (SOA). O Turbine suporta tanto JavaServer Pages (JSP) e JSTL quanto o mecanismo de templates Velocity como tecnologia de apresentação web.


Dia 6 foi lançada a versão 1.3 do sistema de cache distribuído em Java Jakarta JCS – Java Cache System. É o primeiro release oficial do JCS dentro do Projeto Jakarta. Fonte e binários estão disponíveis na página de download do JCS.


Em 18 de maio havia sido disponibilizada o Jakarta POI 3.0, TLP Apache que também já foi projeto dentro do Jakarta. POI é uma API Java para acesso e manipulação de arquivos em formatos Microsoft: Microsoft OLE 2 Compound Document, Word, Excel e, neste novo release, suporte inicial a PowerPoint. POI 3.0 traz também muitas correções de bugs e novos recursoscomo avaliação de fórmulas Excel. Detalhes da atualização estão no Change Log. Obtenha o POI em um dos mirrors de download.


Retornando a abril, dois componentes do utilíssimo projeto Jakarta Commons haviam sido atualizados:

Commons Configuration 1.4 (8 de abril) — componente para fácil manipulação de configurações/preferências de aplicações suportando diversos formatos de arquivo. A versão 1.4 corrige vários bugs e adiciona novidades como suporte a arquivos Windows INI e nova estratégia de recarga acionável por JMX, entre outros. Para mais detalhes, veja Change Log e Release Notes da versão. Download do Commons Configuration.

Jakarta Commons DBCP 1.2.2 (3 de abril) — excelente e super estável serviço de pool de conexão a bancos de dados, baseado no Commons Pool. É utilizado na implementação de datasources JNDI do Apache Tomcat e por muitos outros produtos. A versão 1.2.2 corrige muitos bugs, passa a utilizar o Pool 1.3 e elimina a dependência do Commons Collections (classes LRUMap e SequencedHashMap do Collections 2.1 usadas foram embutidas no DBCP). Veja mais no Release Notes. Download do Commons DBCP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *