Nem Microsoft consegue implementar todo OOXML

A Microsoft criou o padrão OOXML para concorrer com o OpenDocument Format (ODF), surgido do OpenOffice.org e que rapidamente se tornou um padrão aberto internacional para documentos, desenvolvido pelo OASIS Group e ratificado pela norma ISO/IEC 26300 em 2006.

O padrão OOXML original basicamente refletia o formato de arquivos do Microsoft Office 2007. Em uma estratégia de poder corporativista, a Microsoft conseguiu padronizar o OOXML pela ECMA Internacional. Em seguida, submeteu o padrão ECMA à ratificação rápida pela ISO, valendo-se do privilégio de aprovação “via expressa” (fast track) que a ECMA possui junto à ISO.

Mas mesmo na via expressa, o processo de padronização na ISO sofreu forte resistência, tendo sido inicialmente reprovado. Em nova tática de manipulação corporativista, a Microsoft conseguiu aumentar a participação simpatizante na ISO promovendo a introdução de representantes de países e membros poucos expressivos no grupo especialista da ISO.

Finalmente, em abril de 2008, o padrão OOXML foi aprovado como a norma ISO/IEC DIS 29500. Mas para isso o padrão original teve que sofrer uma série de adaptações em resposta aos questionamentos internacionais registrados por ocasião da primeira reprovação do padrão na ISO.

Contudo, com as modificações, nem mesmo o Microsoft Office 2007 tem suporte total ao padrão ISO 29500 do OOXML. Segundo a Microsoft, só o Office 14, ainda sem data prevista, terá o suporte ao formato OOXML atualizado para compatibilidade total com o padrão aprovado na ISO.

Enquanto isso, devido à grande pressão dos clientes, a Microsoft anunciou que já no primeiro semestre de 2009 o Microsoft Office 2007 Service Pack 2 (SP2) introduzirá suporte ao formato ODF versão 1.1. Veja mais no artigo OOXML backwards compatibility led Microsoft to ODF, por Tom Espiner, 2008-05-22, para a ZDNet UK.

Ou seja, nem a própria Microsoft tem todo o OOXML implementado, e oferecerá no Microsoft Office suporte ao formato ODF antes de ter implementado todo o padrão OOXML conforme aprovado na ISO. Coisas de Microsoft…

Para saber mais:

2 Replies to “Nem Microsoft consegue implementar todo OOXML”

  1. E o Service Pack 2 (SP2) do Microsoft Office 2007 não introduziu suporte ao formato ODF corretamente.

    Para se ter uma ideia, quando se abre uma planilha ODF o Office simplesmente transforma todas as fórmulas em texto digitado, como se não tivesse inserido qualquer cálculo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *