Brasil em destaque

É sempre motivo de alegria e orgulho para mim, profissional brasileiro de informática, ver o Brasil em destaque positivo na mídia internacional especializada.

Assim li com muito gosto e o artigo Java and Free Software in Brazil – Bridging the digital divide (em inglês), por Patrick Curran, 2008-05-30, no Java Developers’ Journal.

O autor apresenta elementos da posição de destaque do Brasil nas comunidades de software livre e de tecnologia Java no mundo.

São lembrados o recente evento International Free Software Forum (FISL) ocorrido em Porto Alegre, o apoio governamental ao software livre e a crença nele como modelo de inclusão digital.

Também é destacado o grande grupo de usuários Java brasileiro SouJava, com mais de 18 mil participantes e sendo o primeiro JUG a integrar o JCP em 2005, de onde saiu o evangelista Java brasileiro “JavaMan” Bruno Souza para atualmente ocupar na Sun Microsystems o papel de coordenador mundial da comunidade NetBeans.

Voltando às iniciativas governamentais, o artigo ainda cita a parceria anunciada do SBTVD com a Sun para o desenvolvimento de uma plataforma livre baseada em Java de conteúdo e serviços para televisão digital (DTV) e a crescente adoção de Java nos órgãos governamentais para desenvolvimento de software que leva serviços aos cidadãos, destacando em especial o sistema de automação do SUS, sistema brasileiro de saúde.

Só fica o pesar em saber que mesmo com tanta força da comunidade de TI brasileira em Java e software livre, isso não gera proporcional reflexo no peso do mercado de software brasileiro e, principalmente, na exportação de produtos e serviços de software brasileiros. Aí o Brasil fica atrás de países como a Índia. Especialistas costumam apontar o baixo domínio da língua inglesa como um dos ingredientes faltantes.

Vamos praticar mais o inglês, profissionais de TI do meu Brasil! O mundo todo é um campo aberto. Que tal começar praticando a leitura do artigo no JDJ hoje?

Para saber mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *