JBoss Tools 2 e Developer Studio

Aconteceu o segundo dos três lançamentos que eu esperava. Depois do NetBeans IDE 6.0 dia 3, agora foi a vez do JBoss Developer Studio — originalmente levava a marca RedHat, em vez de JBoss — IDE Java baseado no Eclipse Europa 3.3 e que há vários dias estava em Release Candidate.

Desta vez porém, em minha doce inocência, tive certa decepção. O novo JBoss Developer Studio foi lançado como um produto pago, com a licença custando $99 dólares.

Contudo, o principal pacote de ferramentas integradas no Developer Studio, JBoss Tools 2.0, está disponível como software livre. O JBoss Tools, superconjunto sucessor do antigo JBoss IDE, engloba:

  • RichFaces VE: editor visual web contribuído pela Exadel, com suporte para HTML e páginas JSF (com JSP e Facelets) e a bibliotecas de componentes como JBoss RichFaces.
  • Seam Tools : suporte a seam-gen, integração com RichFaces VE, code completion, refactoring e outros recursos voltados para JBoss Seam.
  • Hibernate Tools: suporte a arquivos de mapeamento, anotações JPA (inclusive engenharia reversa), code completion, assistentes de projeto, refactoring, execução interativa de HQL/JPA-QL/Criteria execution e outros recursos para Hibernate. É a fusão do Hibernate Tools com Exadel ORM.
  • JBoss AS Tools: facilidades para iniciar, parar e depurar servidores de aplicação JBoss AS 4+ de dentro do Eclipse. Também inclui recursos para empacotamento e distribuição (deployment) eficiente de projetos Eclipse.
  • Drools IDE: edição de arquivo de regras, Rete View, inspeção/depuração de memória em uso.
  • JBPM Tools: edição e deployment de workflow (fluxograma) JBPM.
  • JBossWS Tools: inspeção, chamada, desenvolvimento e teste functional/carga/compliance de web services sobre HTTP. Ferramental base provido por soapUI com adição de suporte/recursos específicos para JBossWS.

JBossTools Downloads disponíveis para baixar como plug-ins do Eclipse.

4 Replies to “JBoss Tools 2 e Developer Studio”

  1. Tentei instalar o RichFaces VPE – Windows no meu eclipse 3.4 (ganymere) e deu problema na tela de ferramentas: Não exibe.
    Isso aconteceu com você? Sabe a solução:

  2. @Jonny:
    Ainda não testei o JBoss Tools (pacote de plug-ins que inclui o RichFaces VE) no Eclipse 3.4 Ganymede.

    De acordo com Max Andersen da JBoss.com, no JBoss Forums, desde maio o desenvolvimento do pacote JBoss Tools (SVN, nightly builds) visa Eclipse 3.4/WTP 3.0. A versão 2.1.x do JBoss Tools é o último ramo de versão estável para Eclipse 3.3.

    JBoss Tools targeting Eclipse 3.4/Ganymede
    http://www.jboss.com/index.html?module=bb&op=viewtopic&t=135272

    O último release estável JBoss Tools 2.1.2.GA deve ser portanto ainda compatível com Eclipse 3.3. Neste caso, as opções para o Eclipse 3.4 são ou usar uma versão de desenvolvimento (Nightly Build) do JBoss Tools ou esperar o GA para daqui a alguns meses. A seguir os links da versão 2.1.2 (estável) e dos Nightly Builds.

    JBossTools 2.1.2.GA Released, 2008-07-01
    http://jbosstools.blogspot.com/2008/07/jbosstools-212ga-released.html
    http://www.jboss.org/tools/download/
    http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=22866&package_id=242269
    http://wiki.jboss.org/wiki/InstallingJBossTools

    JBoss Tools Latest Nightly Build
    http://download.jboss.org/jbosstools/builds/nightly/latestBuild.html
    http://download.jboss.org/jbosstools/builds/nightly/
    http://wiki.jboss.org/wiki/InstallingJBossToolsNightlyBuilds

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *