SwingLabs PDF Render

Eis um interessante lançamento de software Java do dia 12, segundo dica de Dyego Carmo. Joshua Marinacci contou o segredo do lançamento do SwingLabs PDF Render, biblioteca para visualização e impressão de documentos PDF lançada como um projeto de software livre, licença LGPL.

O código do PDF Render remete a 2003, criado por pesquisadores da Sun originalmente para uma ferramenta interna de colaboração objetivando os documentos gerados pelo pacote OpenOffice. Atualmente implementa a maior parte da especificação PDF 1.4, deixando de forma apenas recursos específicos como transparência, preenchimento formulários e certas codificações de fonte. Espera-se que desenvolvedores interessados na comunidade de software livre ajudem o projeto contribuindo para os recursos ausentes.

Uma alternativa ao SwingLabs PDF Render é a biblioteca PDF JPedal. Em ativo desenvolvimento desde 1997, JPedal é uma solução 100% Java para impressão, visualização e extração de conteúdo de arquivos PDF, inclusive formulários, para desenvolvedores integrarem PDF em suas aplicações Java. JPedal está disponível em licenças comercial e GPL. Suporta a maior parte da especificação PDF 1.7. Inclui extensa coleção de exemplos de aplicações e uso, com documentação completa no wiki de suporte.

Para saber mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *