Coleta atualizada de análsies de mercado de produtos de TI por institutos de pesquisa, desde a postagem de meu artigo do ano passado.
Infraestrutura de Aplicações
Desde 2010, o mercado de servidores de aplicação corporativos está estável, com os líderes Oracle, IBM, Microsoft e Red Hat (JBoss). Nessa atualização em 2011, a Red Hat encosta cada vez mais nos outros três líderes. O quadrante mágico também foi “enxugado” da profusão de concorrentes de nicho e visionários que haviam em 2010.
Fonte: Magic Quadrant for Enterprise Application Servers, setembro 2011, Gartner, reproduzido por Oracle.
Fonte: Magic Quadrant for SOA Governance, outubro 2011, Gartner, reproduzido por Oracle.
Fonte: The Forrester Wave: Enterprise Service Bus, Q2 2011, por Ken Vollmer para profissionais de desenvolvimento e distribuição de aplicações, 25 de abril de 2011, reproduzido por Oracle.
Fonte: Magic Quadrant for Application Performance Monitoring, setembro 2011, Gartner, reproduzido por Quest Software, por CA, por Opnet.
Gerenciamento de Conteúdo
O cenário não mudou muito desde as análises dos institutos Forrester e Gartner no quarto trimestre de 2009 e do Gartner em novembro de 2010. Comparando os resultados dos dois institutos agora no final de 2011, vemos que ambos concordam na indicação de cinco líderes de mercado EMC, Oracle, IBM, OpenText e Microsoft. O excelente posicionamento de IBM e Oracle é similar nos dois gráficos; a diferença fica por conta do Forrester colocar OpenText e EMC em uma situação mais proeminente, e Microsoft no limiar inferior da liderança.
Fonte: The Forrester Wave – Enterprise Content Management, Q4 2011, novembro 2011, Forrester, reproduzido por Oracle.
O relatório Forrester Wave 2011 Q4 traz uma interessante figura que sintetiza os tipos de conteúdo e tecnologias relacionadas em gerenciamento de conteúdo corporativo (ECM):
O relatório completo também traz três gráficos de ondas adicionais segmentados por tipo de conteúdo: Fundamental, Negócios e Transacional.
Fonte: Magic Quadrant for Enterprise Content Management, outubro 2011, Gartner, reproduzido por Oracle.
O segmento específico de gerenciamento de conteúdo web mantém-se estável se comparado com as análises do Gartner em agosto de 2009 e em agosto de 2010. Oracle, OpenText, Autonomy, SDL e Sitecore se mantêm na liderança. Agora em novembro de 2011, surge a Adobe entre os líderes. IBM e Microsoft continuam fortes desafiantes nesse segmento.
Fonte: Magic Quadrant for Web Content Management, novembro 2011, Gartner, reproduzido por Oracle.
Fonte: Magic Quadrant for Horizontal Portals, outubro 2011, Gartner, reproduzido por Oracle.
Análise e Inteligência de Negócios, Armazém e Integração de Dados
O quadrante a seguir foca o segmento de ferramentas analíticas de negócios (business analytics) denominado Gestão do Desempenho Corporativo – Enterprise Performance Management (EPM) ou Corporate Performance Management (CPM).
Fonte: Magic Quadrant for Corporate Performance Management Suites, 19 de março 2012, Gartner, reproduzidor por Oracle.
Fonte: Magic Quadrant for Business Intelligence Platforms, fevereiro 2012, Gartner, reproduzido por Microstrategy, por Oracle, por Microsoft, por LogiXML, por Tableau.
Fonte: Magic Quadrant for Data Quality Tools, julho 2011, Gartner, reproduzido por SAP [PDF], por Autonomic Resources.
Fonte: Magic Quadrant for Data Integration Tools, outubro 2011, Gartner, reproduzido por Oracle.
Fonte: Magic Quadrant for Data Warehouse Database Management Systems, fevereiro 2012, Gartner, reproduzido por Oracle.