O Gartner publicou em 12 de agosto de 2009 o relatório de análise Quadrante Mágico para Plataformas de Governança Corporativa, Risco e Conformidade (E-GRC), por French Caldwell, Tom Eid e Carsten Casper.

Os fornecedores OpenPages, BWise e Thomson Reuters se destacam no quadrante líder, onde também está a Oracle, com mais completude de visão porém menos habilidade de executar que os outros três. A MetricStream aparece no limiar de entrada no quadrante líder.

Fonte: Magic Quadrant for Enterprise Governance, Risk and Compliance Platforms, redistribuído por Oracle.

Para contextualizar e compreender este Quadrante Mágico, é Importante ressaltar os aspectos abordados nas seções iniciais do relatório — de introdução e de visão geral e definição/descrição do mercado:

Os líderes provaram funcionalidades em GRC nas quatro funções primárias do GRCM (GRC management: gerenciamento de GRC) — gerenciamento de auditoria, gerenciamento de conformidade, gerenciamento de riscos e gerenciamento de políticas (policy).

GRCM é definido como a automação do gerenciamento, medição, resolução e relatório de controles e riscos em relação ao objetivos, de acordo com regras, regulamentação, padrões e políticas.

Muitas corporações tipicamente consideram uma aplicação de GRCM para satisfazer um requerimento específico, como conformidade com Sarbanes-Oxley, uma regulamentação específica de seu segmento ou o gerenciamento do risco operacional para um processo de negócio. Entretanto, instituições frequentemente tem outras atividades de GRCM em mente, como gerenciamento de auditoria, regulamentação adicional, governança de TI, gerenciamento de resolução (remediation) e gerenciamento de políticas/normas (policy), o que eventualmente pode ser integrado a uma abordagem mais consolidada de EGRC.

“Governança”, “gerenciamento de riscos” e “conformidade” são termos gerais que podem ser aplicados a uma vasta faixa de produtos, iniciativas de TI e requisitos de negócio. Estes três termos tem muitos definições válidas entre a base de clientes do Gartner. As definições a seguir ilustram o relacionamento entre os três termos:

  • Governança — O processo pelo qual políticas/normas (policies) são definidas e a tomada de decisão é executada.
  • Gerenciamento de Riscos — O processo para tratar riscos com um balanceamento de mitigação através da aplicação de controles, transferência através de seguro e aceitação através de mecanismos de governança.
  • Conformidade — O processo de aderência às políticas/normas e decisões. Políticas/normas podem ser derivadas de diretivas internas, procedimentos e requisitos, ou de leis, regulamentação, padrões e acordos externos.

Para uma caracterização mais abrangente desse mercado, o relatório recomenda os artigos: “A Comparison Model for the GRC Marketplace, 2008 to 2010” (2008-07-01) e “The Enterprise Governance , Risk and Compliance Platform Defined” (2008-02-19).

Também aguardo pelo Quadrante Mágico do Gartner para 2009 atualizando o mercado de Gestão de Conteúdo Corporativo (ECM), que deve ser publicado a qualquer momento neste terceiro trimestre. O relatório anterior foi lançado em 23 de setembro de 2008.