Existem uns ícones no mundo da tecnologia que perduram por muito tempo de forma ilógica. Tendem mais a fenômenos culturais de comportamento, hábitos e costumes do que propriamente um curso natural de evolução tecnológica.

É incrível como o velho CD (Compact Disc) de áudio (estéreo simples e codificação PCM) ainda sobrevive ante tanta evolução — concretizada há anos — no campo do áudio digital, desde formatos voltados à alta compactação como MP3 a Ogg Vorbis, até os recursos de mais alta fidelidade estereofônica multicanais, como os padrões Dolby Digital, DTS, as mídias Super Audio CD (SACD), DVD-Audio, Blu-ray etc. etc.

Também é espantoso observar quanto tempo durou a agonizante persistência do arcaico e frágil disquete magnético de 1,44 MB, até finalmente atingir razoável obsolescência atual em prol da memória flash dos pen-drives e cartões de memória (SD, MMC etc.).

HP 12c gold (por Wikipedia)

Mas pelo menos um “clássico” — originário da mesma década de 80 que os demais citados — persiste firme e forte até hoje: A calculadora financeira HP 12C, ainda presente sobre mesas de milhões de profissionais das áreas financeira e contábil.

A 12C (assim como outras calculadoras científicas da HP e de outros frabricantes) tem uma forma de entrar valores e executar operações — que pode até ser muito lógica para a cabeça de um programador — totalmente anti-natural a qualquer ser humano regular. Suas operações são baseadas no cálculo pos-fixado, em que se entram primeiro os operadores (a tecle ENTER é usada para delimitar/separar cada valor) e depois se executa a operação.

Talvez seja o seu recurso de cálculo de juros campeão de audiência — operado pelos botões de comando n, i, PV, PMT, FV (número de períodos, índice, valor presente, pagamento/amortização, valor futuro). Talvez seja só mesmo um fenômeno cultural como falei. O fato é que a HP 12C continua por aí.

Para quem ainda cede aos encantos dessa calculadora, mas se recusa a comprar o engenho, talvez já bastem os emuladores existentes. Eis alguns:

E para mais informações: