Dia Nacional do Trânsito

Hoje é o Dia Nacional do Trânsito.

Pensando no trânsito, o Governo MG lança o piloto de uma ideia muito interessante: Sistema de incentivo e gerenciamento de caronas! Além de inovativa e totalmente antenada à atualidade em tempos de busca da sustentabilidade e consciência socioambiental, a iniciativa é exemplo para qualquer instituição que tenha uma quantidade razoável de colaboradores.

Espero que a ideia ganhe adesão, tenha efetividade e, inclusive, ajude a minimizar o impacto do tráfego quando for inaugurada a Cidade Administrativa, nova sede do Governo de Minas Gerais.

No dia em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito (25/09), o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) lança o projeto MelhorAr MG, uma iniciativa pioneira no País que incentiva a carona corporativa. Os objetivos são reduzir o grande número de carros nas ruas, que causam o congestionamento do trânsito, e diminuir a emissão de CO2 gerado pelo deslocamento dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais.

O Projeto Melhorar MG é desenvolvido pelo Sisema, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Projeto Ambientação, e trata-se de um sistema de gerenciamento de caronas. Os servidores [do Sisema ou da Seplag] interessados em participar do projeto devem se registrar no site melhorarmg.meioambiente.mg.gov.br, e informar os caminhos utilizados na ida e volta do trabalho e a agenda semanal. Depois, o servidor deve selecionar o link ‘dar carona’ ou ‘pedir carona’ para encontrar outros usuários do sistema com o mesmo perfil de deslocamento.

Fonte: Sisema lança sistema de carona corporativa, Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD MG, 2009-09-24.

E que essa boa ideia possa chegar a São Paulo. Um dia desses, chegando de avião à capital paulista na hora do rush, fiquei espantado como praticamente todas as ruas da região central da cidade ficam iluminadas por linhas inacreditavelmente contínuas de luzes brancas (faróis) e vermelhas (lanternas) dos carros. Seria lindo se não fosse o caos!

Apesar deste ser um blog mais voltado a tecnologia da informação (TI), é sobre trânsito um artigo TOP 3 até hoje no histórico de acessos: Renovação da CNH, de fevereiro 2007.

Além do mais, ecologia e sustentabilidade também são tema atual frequente em tecnologia, no que se tem convencionado denominar TI Verde (Green IT).

Os datacenters de TI no mundo todo são responsáveis por uma escala estrondosa e crescente de produção de calor/aquecimento, de consumo de energia — tanto dos equipamentos quanto da refrigeração — e até de emissão de CO2. O Gartner estima que, só os computadores, respondem por 2% de todas as emissões globais de dióxido de carbono do planeta. Já o Forrester calcula que a TI atinge 10% das emissões de CO2 nas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *