Seg 12 Fev 2007
Se você obteve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motorista no Brasil até 1993, não deve ter feito o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros. A partir de junho de 2005, ao renovar sua habilitação, deverá fazer o Curso de Atualização para Renovação da CNH — 10h de Direção Defensiva e 5h de Primeiros Socorros — em um Centro de Formação de Condutores (CFC) — vulgo auto-escola –, ou submeter-se a uma prova de avaliação no Detran de seu estado.
De acordo com a Resolução nº 168 de 14/12/2004 (em vigor desde junho de 2005, alterada pela Resolução 169, de 17/03/2005) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), seu Artigo 6º, Parágrafo 1º diz o seguinte:
§1º Por ocasião da renovação da CNH o condutor que ainda não tenha freqüentado o curso de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros, deverá cumprir o previsto no item 4 do anexo II desta Resolução.
E o item 4 do Anexo II é:
4. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA CNH
4.1 CURSO TEÓRICO
4.1.1 Carga Horária Total: 15 (quinze) horas aula4.1.2 Estrutura curricular
4.1.2.1 Direção Defensiva - Abordagens do CTB – 10 (dez) horas aula
- Conceito
- Condições adversas;
- Como evitar acidentes;
- Cuidados na direção e manutenção de veículos;
- Cuidados com os demais usuários da via;
- Estado físico e mental do condutor;
- Normas gerais de circulação e conduta;
- Infrações e penalidades;
- Noções de respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito: relacionamento interpessoal e diferenças individuais.4.1.2.2 Noções de Primeiros Socorros – 5 (cinco) horas aula
- Sinalização do local do acidente;
- Acionamento de recursos em caso de acidente;
- Verificação das condições gerais da vítima;
- Cuidados com a vítima.4.2 DISPOSIÇÕES GERAIS […]
4.3 ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA […]
O DENATRAN disponibiliza cartilhas para o estudo autodidata, mas a página com as publicações alertava que o material é apenas informativo e não deve ser utilizado como fonte única de estudo para a prova de renovação da CNH:
- Cartilha - Direção Defensiva (PDF), também disponível para baixar em pacote compactado (ZIP). Preparada pelo DENATRAN em maio de 2005.
- Cartilha - Noções de Primeiros Socorros no Trânsito (PDF), ou compactada (ZIP) para baixar. Preparada em 2005 pela ABRAMET - Associação Brasileira de Medicina no Tráfego.
As cartilhas são encontradas também em sítios de Detran estaduais e em portais de download independentes como no SuperDownloads.
Eis aqui alguns simulados eletrônicos diversos sobre conhecimentos teóricos, para 1ª habilitação e/ou renovação:
- Simulado do DETRAN, por Multacar, portal do Motorista Cidadão.
- Simulados On-line - 1ª Habilitação e Renovação, pelo Detran da Bahia.
- Simulado On-line [link atualizado], Portal eDetranSP, por Detran de São Paulo.
- Simulado do Exame Teórico de Habilitação, por ABASE / Cristo Rei, Estado de São Paulo.
- Simulado On-line de Prova Teórica, pelo Detran do Rio de Janeiro.
- Teste de Conhecimentos para Exame Teórico, por Detran de Pernambuco.
- Simulado On-line, por Detran de Alagoas.
- Simulados do Detran [leitora Célia Regina alerta que contém vários erros!], por Via Arterial CFC, Minas Gerais: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12.
- Simulados da 1ª Habilitação e Renovação da CNH, por FUNDAE Fundação Educacional e Cultural - Trabalhando pela Vida, Rio Grande do Sul.
- Simulado do Detran, blog contendo um simulado e alguns links úteis.
Para saber mais — Legislação e órgãos de trânsito:
- DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito e CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, órgãos do Ministério das Cidades.
- Legislação de Trânsito do Brasil: Código de Trânsito Brasileiro - CTB (HTML, Anexo II — Sinalização — em PDF separado, colorido alta resolução [15 MB] ou baixa [3 MB]), Resoluções e Deliberações do CONTRAN, Portarias do DENATRAN.
- Código de Trânsito Brasileiro - CTB (um PDF com Lei e Anexos) e Legislação Complementar em Vigor, e outras Publicações disponíveis no DENATRAN.
- Código de Trânsito Brasileiro (HTML’s separados por Capítulo, Anexo II original em DOC’s por tópico), Instituído pela Lei nº 9.503, de 23/09/97; no Banco de Informações e Mapas de Transportes (BIT) do Ministério dos Transportes.
- Lei nº 9.503 de 23/09/1997, institui o CTB.
- Resolução CONTRAN nº 160 (ZIP contendo PDF, preto-e-branco) de 22/04/2004, aprova o Anexo II — Sinalização — do CTB, substituindo o original da Lei 9.503/97. PDF’s coloridos estão listados no item de Legislação de Trânsito do DENATRAN, acima.
- Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN. Elaborado pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, de Sinalização e da Via; abrange todas as sinalizações, dispositivos auxiliares, sinalização semafórica e sinalização de obras determinadas pelo Anexo II do CTB.
- Volume I – Sinalização Vertical de Regulamentação (PDF), 212 páginas. Aprovado pela Resolução nº 180 de 26/08/2005.
- Volume II – Sinalização Vertical de Advertência (PDF), 220 páginas. Aprovado pela Resolução nº 243 (PDF) de 22/06/2007.
- Volume III – Sinalização Vertical de Indicação. [A aprovar]
- Volume IV - Sinalização Horizontal (PDF), 130 páginas. Aprovado pela Resolução nº 236 (PDF) de 11/05/2007.
- Volume V – Sinalização Semafórica. [A aprovar]
- Volume VI – Sinalização de Obras e Dispositivos Auxiliares. [A aprovar]
- Detran - Departamento Estadual de Trânsito: Composição e links para Detrans na internet, pelo DENATRAN.
- Links para cada Departamento Estadual de Trânsito - Detran, por Fenasdetran - Federação Nacional das Associações de DETRAN.
- Lista de sítios e telefones de Detrans, por UOL Serviços.
- DPVAT - Site Oficial do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres, regido pela Lei nº 6.194 de 1974.
Enviar por e-mail. Hits para esta publicação: 38356.
Julho 15th, 2007 at 21:27
Caro Marcio,
Seu blog foi de grande importância para mim neste momento. Prestarei a prova teórica para renovação da CNH e após entrar em vários sites, inclusive o oficial do DETRAN, não consegui baixar informações necessárias para esta prova.
O seu texto é claro, simples e bem organizado. Agora é sé eu realizar a prova e ver o resultado…
Grata
Cris
Julho 15th, 2007 at 21:28
Blog muito útil
Grata
Julho 15th, 2007 at 23:18
Cris: Desejo ótima prova a você, com tranqüilidade e sorte também!
Julho 24th, 2007 at 21:22
Parabéns pelo blog. Muito bem estruturado. Parabéns novamente.
Grato. Leonardo.
Julho 31st, 2007 at 16:17
Meu, muito obrigada! =)
Adorei as informações que vc juntou!
Agosto 3rd, 2007 at 10:53
Está sendo de muita importancia para mim, uma vez qe estou fazendo o curso de legislação. Muito obrigada pela quantidade de informaçoes, e todas muito importantes.
Setembro 1st, 2007 at 11:26
Oi amigo, vc teria sabe onde posso conseguir a prova para a atualização da cartira de motorista em pdf ou doc, pois quero imrpimir.
Obrigado
Setembro 3rd, 2007 at 21:58
Diego: Imagino que você queira dizer que deseja um modelo ou simulado de prova em versão para imprimir.
O simulado da Multacar, primeiro dentre os links para simulados no artigo, está em um formato de uma única página que permite facilmente imprimir.
As referências e informações relacionadas no artigo são todas as que encontrei a respeito.
Em tempo, aproveito para também agradecer os comentários e o incentivo de Leonardo Machado, Thais e Kátia.
Setembro 3rd, 2007 at 22:32
Atualização do artigo: Adicionados links para os Volumes II e IV do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, aprovados em junho e maio de 2007, respectivamente.
Setembro 13th, 2007 at 12:27
saber o resultado da prova de renovação da cnh que aconteçeu dia 12/09/07.
Setembro 13th, 2007 at 20:04
Nair: Não sei se entendi seu comentário. Este é um blog pessoal e apenas escrevi um artigo com informações e dicas que descobri sobre a prova de renovação da CNH.
Se você realizou a prova em um Centro de Formação de Condutores (auto-escola) ou no DETRAN de seu estado, deve procurar diretamente o órgão para saber do resultado.
Veja a seção final deste artigo, “Para saber mais — Legislação e órgãos de trânsito”, onde há referências para os sites dos Detrans estaduais, para contato e obter informações adicionais.
Setembro 17th, 2007 at 20:55
queria o simulado da prova escrita de renovação de habilitaçao pois ja estive conversando com pessoas que fizeram o simulado on line e si deram bem no dia da prova ok
Setembro 24th, 2007 at 17:21
quero receber em meu e-mail o simulado completo de renovação é a primeira renovação e sou da Bahia. Urgente
Setembro 24th, 2007 at 22:01
Marcelo e Jacira: Os únicos links que conheço para simulado estão citados no texto do artigo. Não sei de nenhum simulado para baixar (download) e/ou imprimir.
Se alguém conhecer algum simulado não listado aqui e disponível na Internet, por favor poste aqui um comentário com o endereço.
Outubro 4th, 2007 at 13:43
Muito importante foi sua iniciativa de juntar estas imformações, pois tudo Brasil é complicado, sem esses detalhes adicionais, fica difícil saber o que eles querem que estudemos para a prova.
Obrigado
Outubro 5th, 2007 at 00:36
Obrigado, Haroldo!
Outubro 18th, 2007 at 19:58
Oi,Achei sensacional e de grande valia .Pois, estou prestes a fazer Concurso para Agente de Trânsito.E, o material que você possui aqui me ajudou muito.Obrigada.
Ps.: Se você tiver alguma coisa relacionada ás provas pra esse cargo,estarei muito grata…
Um grande abraço.
Novembro 6th, 2007 at 20:02
Muito legal sua iniciativa e publicar estas informações!
Gostaria de pedir sua orientação : vou fazer prova para renovação da CNH e optei por estudar sozinha. Li a cartilha que baixei do site do Detran SP e depois fiz um simulado e percebi que realmente faltam informações na cartilha. O que mais precisaria ler? É preciso saber sobre sinalização, ou ler o CTB ?
Agradeço desde ja a sua ajuda
Novembro 10th, 2007 at 09:25
oi, você poderia por favor me mandar ou me informar onde posso conseguir as provas da Renovação de CNH. Queria imprimir, pois seria uma grande ajuda para estudar!!
Obrigado
Novembro 11th, 2007 at 12:31
Fernando: Por favor veja minha resposta no comentário #14.
Novembro 25th, 2007 at 01:54
preciso saber coimo devo fazer para retirar minha nova carteira tenho ela desde 97, renovei em 2002, agora preciso renova-la novamente
Novembro 25th, 2007 at 18:25
Marcelo: Procure o Detran de sua cidade/estado como fez em 2002. A diferença é que desta vez, além do exame médico (”Exame de Aptidão Física e Mental”), você terá que fazer a prova de direção defensiva e primeiros socorros abordada neste artigo.
Esta prova deve ser realizada apenas desta vez; as próximas renovações serão apenas com o exame médico.
Na dúvida, consulte o texto da Resolução nº 168 (link no segundo parágrafo). Ao final do artigo, há também links (em DENATRAN, Fenasdetran e UOL) com endereços na Internet e telefones dos Detrans.
Novembro 25th, 2007 at 18:36
Em 6 de novembro de 2007, a página do DENATRAN sobre renovação da CNH ( http://www.denatran.gov.br/CNH.htm ) informava o seguinte:
A Resolução Contran nº. 168/2004, no item 4 do seu anexo II, estabelece a estrutura curricular exigida tanto para o curso como para a prova de validação de estudos e é por ela unicamente que os candidatos à renovação de CNH devem se pautar para os estudos autodidáticos e a prova de validação.
Assim, esclarecemos que o Denatran não fornece apostilas de estudo para a prova de renovação da CNH e nem se responsabiliza por materiais compilados para tal fim, porém em www.denatran.gov.br/publicacao.htm há material informativo sobre primeiros socorros e legislação, mas não devem ser utilizados como fonte única de estudo para realização da prova de renovação da CNH.
Alguns Detrans — como os da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima — possuem material de apoio e/ou simulado para estudo. O link para os sites dos Detrans é www.denatran.gov.br/detran.htm
Novembro 28th, 2007 at 01:33
Oi! Adorei a sua iniciativa, pois vou fazer a renovação da CNH aqui em João Pessoa - PB e estou apreensiva por ter estudado apenas pela cartilha e no site do próprio Detran.
Não fiz todos os simulados, fiz apenas dois e passei em ambos. As provas realmente são como essas dos simulados? Se realmente forem assim, ñ há necessidade de me “matar” de estudar…o q vc acha?
Desde já agradeço imensamente! Valeu!
Helba (Jampa-PB)
Dezembro 12th, 2007 at 19:34
Parabéns!!! Muito bom o conteúdo, principalmente os testes que são quase impossíveis de achar nos sites do detran!
Dezembro 13th, 2007 at 22:07
Helba: Obrigado pelo apoio. Olhe, fiz minha prova em um centro de formação (auto-escola) de MG após apenas dois dias de curso, e achei a prova bem fácil, toda de múltipla escolha, tirei 20 em 20.
Mas não sei como é a aplicação da prova direto no Detran e também não sei em outros estados, pode ser que eu tenha dado sorte… Meu palpite é que não precisa se “matar” de estudar não.
Davi: Muito obrigado. Que bom que foi útil.
Dezembro 14th, 2007 at 00:59
Mto obrigado pelos simulados q vc tem ak, foram mto uteis p/mim…
Valeu
Dezembro 21st, 2007 at 07:25
eu quero o resulta da prova de legislação que eu fiz no dia 13 de Dezembro de 2007
Dezembro 21st, 2007 at 08:48
Luciana: Este é um blog pessoal. Aqui você não conseguirá o resultado da sua prova. Por favor procure o Detran de sua cidade/estado.
Links para listas de Detrans do Brasil podem ser encontrados no final do artigo acima, para os sites do Denatran, Fenasdetran ou UOL.
Dezembro 23rd, 2007 at 14:29
Vou precisar renovar minha CNH inicio 2008.Visitei o site e fiz dois primeiros simulados(por enquanto).Fui APROVADO nos dois. Achei muito bom e irei prosseguir.Obrigado!
Bom Natal e Próspero 2008.
Dezembro 29th, 2007 at 17:32
Arnaldo Guido de Souza Coelho
Senhor Márcio.Os testes que fiz me animaram tanto(pelos resultados positivos que obtive),que ontém fui fazer a Prova e …já estou com meu Certificado de Aproveitamento,
Para Renovação de CNH, em mãos.Vencida minha CNH(inicio 2008), irei fazer o Exame Médico e outras providências legais, para a Renovação. Novamente, Feliz Ano Novo, ao Senhor e todos os leitores,aos quais desejamos sucesso para a renovação de suas Habilitações.
Dezembro 29th, 2007 at 21:48
Caro Arnaldo: Fico muito feliz em saber que as informações e referências aqui postadas foram úteis. Parabéns pela sua renovação bem sucedida.
E Feliz Ano Novo a todos!
Janeiro 17th, 2008 at 13:18
Parabéns pelo seu blog. Muito bem estruturado e de grande utilidade pública.
Janeiro 18th, 2008 at 00:42
Muito obrigado, Walmy!
Janeiro 23rd, 2008 at 15:08
O link mais útil que encontrei a respeito do assunto “Renovação de CNH”. Parabéns pela iniciativa!!!
Janeiro 23rd, 2008 at 16:57
Muito obrigado, Sérgio!
Janeiro 28th, 2008 at 17:22
OI! EU JÁ FIZ O CURSO DE RECICLAGEM POR TER PERDIDO A CARTA POR PONTOS A 4 ANOS E O CFC QUER ME COBRAR 30 REAIS PELA DECLARAÇÃO, POIS NÃO ENCONTREI MEU CERTIFICADO.ESTÁ CERTO ISSO?
Janeiro 28th, 2008 at 22:28
Olá, Lígia Zeni: Não sei responder, mas sugiro você se informar diretamente no Detran sobre isso. (Veja no final deste artigo os links com informações de contato dos Detrans de todos os estados.)
Janeiro 29th, 2008 at 00:57
[…] Talvez muitos pensem que o dom do conhecimento é coisa para poucos originarem. Tipo “Mas eu não sei/tenho nada para contribuir.” Meu blog comprova uma realidade exatamente contrária. Os três artigos mais visitados, comentados e — portanto — úteis deste blog são em temas simples e nos quais eu tenho mínima experiência. Apenas resolvi compartilhar com os outros um pouco que precisei e consegui: Configurar um roteador ADSL; Exame teórico para renovar CNH; Montar um cubo-mágico de Rubik. […]
Janeiro 29th, 2008 at 10:46
Opa, encontrei este link que só veio completar o que estou pesquisando, “como se preparar em casa para renovar a CNH, feita antes de 1998″, pois vou fazer a prova no DETRAN/SC, nesta semana. Estas são as “benesses” que a internet pode nos proporcionar.
Grata, Márcio
Janeiro 30th, 2008 at 07:56
gostaria de receber simulados da prova escrita
no interior de Sao Paulo.
OBRIGADA
Janeiro 30th, 2008 at 16:51
Val: Os únicos links que conheço para simulados estão no texto do artigo. Não sei de nenhum simulado para baixar (download) e/ou imprimir.
Se alguém conhecer algum simulado não listado aqui e disponível na Internet, por favor poste um comentário com o endereço.
Março 5th, 2008 at 22:59
Márcio, eu mesma estou indo atrás da minha renovação de CNH e preciso de modelo unico de carta para eviar ao delegado, solicitando a renovação vc por acaso a teria!!!
Grata
Março 7th, 2008 at 08:51
Daiane: Não sei nada sobre essa necessidade de carta ao delegado para renovação de CNH.
Pesquisei agora na Internet sobre o assunto e apenas encontrei o conceito genérico e exemplo de carta de ofício, que é uma carta onde você informa oficialmente (= oficia) alguém (geralmente uma autoridade pública) sobre algo. Veja:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060811043339AAf9xQG
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061114143516AAxBNqW
Mas não encontrei nada específico para renovação da CNH. Sugiro você buscar mais informações junto ao Detran do seu estado.
Março 26th, 2008 at 15:35
Boa Tarde!
Tenho uma amiga que está em dificuldade para o exame psicologico. gostaria de saber onde encontro algo similar ao livro teste com figuras para explica-la. Desde já muito abrigado! Sem mais.
Março 27th, 2008 at 01:49
Li: Infelizmente, não sei onde encontrar simulados ou exemplos relativos ao exame psicológico. Só conheço mesmo os simulados citados aqui neste artigo sobre direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito.
Março 27th, 2008 at 07:19
Uma única dúvida: O valor pago pelas 15 h/a nas escolas de condutores credenciadas, é tabelado ou cada uma cobra aquilo que “acha” ser o correto? Pergunto, pois em minha cidade a cobrança chega em torno de R$ 180,00. Isto se não for mais. Penso que seja abusivo. E pelo o que entendi, como fiz minha habilitação em agosto de 1.995, não será necessário os cursos.
Obrigada!
Maio 13th, 2008 at 18:28
Por que nao tem simulator de Sao Paulo para Simulados On-line - 2ª Habilitação e Renovação
Maio 15th, 2008 at 08:52
@Charles:
Entrei agora no site principal do Detran SP e consegui chegar a uma página de informação:
Novas regras para renovação de CNH
http://www.detran.sp.gov.br/renovacao/renovacao.asp
Porém, neste momento qualquer endereço do Portal e-Detran - http://portal.detran.sp.gov.br/ está retornando erro “500 Internal Server Error”, inclusive o link do artigo para o Simulado On-Line. Sugiro entrar em contato com o Detran SP sobre o problema.
Quando os links referidos neste artigo foram adicionados, estavam todos válidos, mas infelizmente podem mudar inadvertidamente a qualquer momento, como qualquer endereço na Internet.
Julho 22nd, 2008 at 11:26
Meu problema é no psicotecnico, o que fazer para conseguir passar nesta fase????
Julho 27th, 2008 at 19:35
Mt bom!! Mt util!!!
Agosto 1st, 2008 at 15:04
Olá amigo. Agradeço pelos links de simulado e mesmo de ampliação teórica, deixando claro para os internautas que existe e é possível obter material complementar às duas apostilas básicas. Fiz hoje a prova de renovação da CNH e errei somente uma questão. Basicamente estudei as apostilas de Primeiros Socorros, Direção Defensiva, Código de Trânsito e esta outra apostila de primeiros socorros (tem diversos enganos de português e alguns conceitos que precisam ser atualizados ou revisados, como o “torniquete”, mas achei útil para uma consulta rápida): http://br.geocities.com/geguaiabr/sos.htm
E ressalto que os simulados ajudaram bastante - aliás, algumas questões foram exatamente iguais às que encontrei nos links de simulado.
Obrigado!
Agosto 11th, 2008 at 17:22
Boa tarde Márcio.
Muito obrigada por suas dicas.
EStudei pelos simulados que vc agrupou em seu site, e de 30 questões acertei 28.
Só faço uma ressalva, o teste simulado http://www.viaarterial.com.br/, tem muitos erros, e só percebi quando fiz os demais.
É bom que outros interessados não estudem só por este simulado, ou podem errar muitas questões.
Fiz questão de mandar email para eles alertando, as questões erradas, mas não obtive respostas.
No mais é só agradecimento.
Um abraço e felicidades a vc e todos que forem prestar a prova.
Célia Curitiba Paraná
Agosto 12th, 2008 at 00:13
@Célia (#53):
Muito obrigado pelo seu comentário! Incluí no artigo o seu alerta sobre os erros. A princípio, vou deixar a referência no artigo com o alerta, na esperança de que os responsáveis pelo simulado do Via Arterial façam as devidas correções. Abraços.