Renovação da CNH

Se você obteve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motorista no Brasil até 1993, não deve ter feito o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros. A partir de junho de 2005, ao renovar sua habilitação, deverá fazer o Curso de Atualização para Renovação da CNH — 10h de Direção Defensiva e 5h de Primeiros Socorros — em um Centro de Formação de Condutores (CFC) — vulgo auto-escola –, ou submeter-se a uma prova de avaliação no Detran de seu estado.

De acordo com a Resolução nº 168 de 14/12/2004 (em vigor desde junho de 2005, alterada pela Resolução 169, de 17/03/2005) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), seu Artigo 6º, Parágrafo 1º diz o seguinte:

§1º Por ocasião da renovação da CNH o condutor que ainda não tenha freqüentado o curso de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros, deverá cumprir o previsto no item 4 do anexo II desta Resolução.

E o item 4 do Anexo II é:

4. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA CNH

4.1 CURSO TEÓRICO
4.1.1 Carga Horária Total: 15 (quinze) horas aula

4.1.2 Estrutura curricular

4.1.2.1 Direção Defensiva – Abordagens do CTB – 10 (dez) horas aula
– Conceito
– Condições adversas;
– Como evitar acidentes;
– Cuidados na direção e manutenção de veículos;
– Cuidados com os demais usuários da via;
– Estado físico e mental do condutor;
– Normas gerais de circulação e conduta;
– Infrações e penalidades;
– Noções de respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito: relacionamento interpessoal e diferenças individuais.

4.1.2.2 Noções de Primeiros Socorros – 5 (cinco) horas aula
– Sinalização do local do acidente;
– Acionamento de recursos em caso de acidente;
– Verificação das condições gerais da vítima;
– Cuidados com a vítima.

4.2 DISPOSIÇÕES GERAIS […]

4.3 ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA […]

O DENATRAN disponibiliza cartilhas para o estudo autodidata, mas a página com as publicações alertava que o material é apenas informativo e não deve ser utilizado como fonte única de estudo para a prova de renovação da CNH:

As cartilhas são encontradas também em sítios de Detran estaduais (GO, PR, RN, SP etc.) e em portais de download independentes como no SuperDownloads.

Os Detrans de RJ e PE disponibilizam cartilhas próprias.

Eis aqui alguns simulados eletrônicos diversos sobre conhecimentos teóricos, para 1ª habilitação e/ou renovação:

Para saber mais — Legislação e órgãos de trânsito:

115 Replies to “Renovação da CNH”

  1. Boa noite. Por favor, estou necessitando de uma informação, gostaria de saber a lei ou norma ou resolução do código nacional de transito, onde informa que a cnh de um determinado Estado poderá ser renovado em outro Estado, por exemplo uma cnh de MG poderá ser renovada em TO. Grato.

  2. OI ACHEI SEU BLOG BEM LEGAL.
    ONDE POSSO ENCONTRAR AQUELAS FIGURAS
    DO PSICOTECNICO PARA TREINAR.
    PODE ME ENVIER VIA E-MAIL
    OBRIGADA

  3. Márcio, você realmente me poupou muito tempo. Atualmente estou morando no Canada e estarei de férias no Brasil a partir de 15 de dezembro até 6 de janeiro. Vou aproveitar e renovar minha CNH. Com a ajuda do teu site estou podendo me preparar e me informar antes de chegar ao Brasil.
    Valeu mesmo. Muito obrigado.

  4. Minha carteira vence dia 12/02/2011. O DETRAN – Ba estipula prazo para renovação, ou posso renovar quando puder, pois moro no exterior?

  5. preciso renovar minha carteira de motorista e não sei qual a melhor solução pois tenho uma criação de animais, e sou só tenho pouco tempo para ficra fora do meu recinto moro e Quatro Barras Parana, e aqui não tem posto do Detran, gostaria de saber se uma auto escola seria melhor para eu fazer as aulas, aguardo rssposta

  6. Estou na msm situacao do Savio. Estou no exterior e minha carteira vence dia 02/03/2011. Alguem sabe como posso renovar minha carteira daqui?
    Obrigado. Tiago

  7. hola. minha carteira nacional de habilitaçao venceu mas moro no exterior oque fazer pra renovar ela daqui ..fiquei sabendo com uma nova lei aplicada ai no Brasil tem que ser pessoalmente!! mas nao tem como enviar procuraçao ou sei la.. !!desde ja agradeço..

  8. Minha carteira venceu, perdi,como fazer para renovar,venceu desde 2004,tirei a carteira em 1985.

  9. @Allison: Muito obrigado.

    @Filipe Guth: Dica interessante, simples e útil! Obrigado.

    Agradeço sinceramente a participação e retorno de vocês, caros leitores. Abraços

  10. Oi Marcio!Muito bom o seu blog!!Minha carteira vence 19/08/2014 e como moro no exterior, gostaria de saber se posso renova-la sem problemas quando for ao Brasil no final do ano… Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *