Novidade no velho Hyperlink – novo menu dinâmico

Novidade no meu velho Márcio’s Hyperlink, que mantenho na Internet desde 1995: agora ele tem um menu dinâmico DHTML para facilitar a navegação pelos tópicos.

Defino o Márcio’s Hyperlink como uma Meta-Referência sobre Tecnologia da Informação. Trocando em miúdos, é uma grande coletânea de referências (links) para diversos assuntos técnicos de informática, organizada em páginas por tópicos.

A idéia do Hyperlink começou em 1994, quando eu resolvi colocar públicos na Internet meus favoritos armazenados no navegador Netscape. Aproveitei a praticidade do Netscape, que salvava os favoritos como um arquivo já em formato HTML. Por sinal, até hoje o Firefox/Mozilla armazena os favoritos como o arquivo bookmarks.html. Afinal, para que mudar o que é simples e funciona?

O Hyperlink surgiu com o nome original de Yahot, Yet Another Hotlist, na mesma idéia dos acrônimos YACC — Yet Another Compiler Compiler, um gerador de compiladores — e YAHOO — Yet Another Hierarchical Officious Oracle, na época apenas um catálogo de endereços web recém criado nos Estados Unidos, nascido como “Jerry’s Guide to the World Wide Web” dos estudantes de Stanford Jerry Yang e David Filo. Veja também The History of Yahoo! – How It All Started.

Durante anos, o Yahot ficou hospedado em meu endereço pessoal no provedor Inet. O registro mais antigo que encontrei no Web Archive foi de maio de 2001. Você pode acompanhar a evolução no Internet Archive Wayback Machine:

YAHOT – Márcio’s Hotlist (históricos de maio/2001 a jan/2004)

Anos depois, advogados do Yahoo Brasil pressionaram o provedor a suspender minha home-page alegando que a marca “YAHOT” poderia ser confundida com a marca do Yahoo, que se tornara uma mega corporação multi-serviços na Internet, presente em vários países inclusive Brasil.

Eu achei a situação ridícula e absurda. Ainda assim, para não perder tempo com confusão inútil para mim e para o provedor, preferi mudar o nome da seção para Márcio’s Hyperlink, que permanece até hoje, agora hospedada em meu próprio domínio.

Atualmente, o Márcio’s Hyperlink está dividido em seis grupos de tópicos principais — Multimídia, Internet, Segurança, Programação, Banco de Dados, Unix — que se desdobram em quase 140 páginas de tópicos, quase todas elas disponíveis em inglês em português.

[photopress:hyperlink_stats.png,full,centered]

A seção tem boa visitação, gerando sozinha uma média de mais de 1200 páginas visitadas por dia, o que corresponde a perto de 40% do tráfego total do domínio www.mhavila.com.br.

Embora quase não me reste tempo para manter atualizado o Hyperlink, passados 12 anos ele continua sendo minha lista de favoritos na Internet, só que pública a quem mais puder interessar e ajudar. Para facilitar a navegação pelo conteúdo, agora tem menu dinâmico!

O menu utilizado foi o DHTML Menu Builder, de Xavier Flix, xFX JumpStart. Produto profissional muito poderoso e eficiente, conta com o suporte pessoal — rápido e eficiente — do próprio Xavier.

Para conferir o novo menu e ver referências para o DHTML Menu Builder e muitos outros componentes de HTML Dinâmico em JavaScript, visite — adivinhe! — o tópico sobre Componentes DHTML no Márcio’s Hyperlink. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *