Cada vez mais, vejo que os blogs estão se tornando um meio de divulgação de idéias, opiniões e notícias direto da fonte, ou seja, providas por qualquer um que seja o autor ou queira ser o difusor da informação em questão.
É claro que não se deve confiar em tudo que se vê e ouve por aí, ainda mais em um meio como a Internet que, de tão democrático, chega a ser anárquico. Mas nem por isso a Internet e em especial a blogosfera (o crescente universo de blogs) perdem o mérito de ser fonte potencial infinda de informação válida e útil, desde que se exercite sempre o bom senso e a crítica como moderadores.
Essa fonte tão “sem intermediários” parece estar incomodando meios de comunicação de massa mais tradicionais, em uma espécie de concorrência. A recente campanha publicitária do jornal Estado de São Paulo na Internet, Estadão.com.br, com o slogan “Por onde você tem clicado, hein?”, tem sido vista por muitos como uma espécie de campanha contra os blogs independentes.
A reação mais interessante que já vi a este marketing do Estadão foi do blog Mundo Tecno, que lançou a Campanha “Não compre jornal, preserve a natureza”.
Eu, como blogueiro que tenho sido há um ano, certamente vi que há muitas pessoas por aí que, como eu, tentam usar o recurso do blog como um meio efetivo de difusão de informação, a partir do pontos de vista pessoais de cada um. Assim como espero que meu blog seja lido e ganhe credibilidade e abrangência, também tenho descoberto muitos e muitos blogs bons que valem a pena ser lidos.
Para encerrar, vi em um blog um teste de “quão viciado em blogar você é?”. O meu resultado está abaixo. E basta clicar na figura para você fazer o seu também…
Criado por OnePlusYou – Free Online Dating
E reafirmo: Blog bom também é cultura.