Impressoras PDF atualizadas

Atualizações de versão nas impressoras virtuais PDF, que permitem gerar arquivos PDF a partir do comando imprimir em qualquer aplicativo Windows, motivaram mais uma revisão (18) do artigo PDF Livre com (ou sem) o Ghostscript.

Depois de mais de um ano do FreePDF 4.02 lançado em 06/09/2009, no dia 20 de outubro último foi lançada a atualização 4.04, que traz apenas algumas correções de bug e melhor compatibilidade com versões mais novas do Windows.

O doPDF está na versão de atualização 7.1.351, lançada em 20 de novembro, que apenas corrige bugs.

PDFCreator lançou a versão 1.1.0 em 21 de novembro. O incremento na numeração de versão indica que é o primeiro release desde a versão 1.0 que traz novos recursos, e não apenas correção de bugs.

Enquanto a versão 1.0.2 havia sido obrigada a fazer o downgrade do Ghostscript embutido para 8.70, porque o Ghostscript 8.71 apresentou problemas em tornar o texto pesquisável, o PDFCreator 1.1.0 inclui o Ghostscript 9.0, que funciona bem e ainda tem suporte melhorado a fontes TrueType. O novo sistema de fontes corrige problemas de espaçamento em algumas fontes, inclusive o Arial-Degree-Bug que fazia com que o símbolo de grau ficasse sobreposto aos caracteres seguintes.

O PDFCreator 1.1.0 ainda adiciona criptografia AES de 128 bits.

Seu instalador foi melhorado, e torna a atualização mais fácil, permitindo remover uma versão anterior do PDFCreator já instalada.

O novo instalador também traz um diálogo específico para que o usuário escolha ou não instalar a barra de ferramentas promocional PDFForge Toolbar, que direciona tráfego para uma empresa patrocinadora do projeto em página de Erro de DNS. Nas versão 1.0.2, a instalação da ferramenta era selecionada por padrão e a opção de não instalar ficava “escondida” como um dos componentes da instalação personalizada, que a maioria dos usuários nem atenta ou modifica. Isso fez o projeto ser classificado em muitos sites e serviços de segurança como ofensivo à privacidade e contendo código malicioso, pois modifica configurações de acesso e redireciona tráfego para um serviço comercial sem o consentimento prévio do usuário.

[photopress:pdfforge_toolbar.png,full,centered]

Os administradores do projeto esperam que o novo diálogo torne claro para o usuário como evitar a instalação da barra comercial ou desativá-la. Também explicam que a veiculação dessa barra provê aporte financeiro que ajuda a pagar custos de manutenção do projeto e, além disso, oferece o recurso útil de criar um arquivo PDF com apenas um clique a partir de qualquer página web.

Mesmo com as melhorias e atualizações da nova versão, o tamanho do instalador reduziu em torno de 400 KB, passando dos 17 MB do PDFCreator versão 1.0.2 para 16,6 MB nesta 1.1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *