IBM e Oracle colaboram no OpenJDK

Em 11 de outubro passado, Oracle e IBM anunciaram que as empresas vão colaborar para acelerar a inovação da tecnologia Java, apoiando desenvolvedores e usuários através da comunidade aberta OpenJDK.

A IBM junta esforços à Oracle no projeto OpenJDK, que desenvolve de forma aberta e colaborativa a implementação de referência da especificação Java Platform, Standard Edition (Java SE), da Linguagem Java, do Java Development Kit (JDK) e do Java Runtime Environment (JRE).

Oracle e IBM vão apoiar o Roadmap de desenvolvimento do OpenJDK para o JDK 7, recentemente divulgado.

Já o Java Community Process (JCP) continuará sendo o foro principal de trabalho para os padrões da tecnologia Java, do qual ambas empresas já participam ativamente. IBM endossou a proposta da Oracle para Java SE 7 e Java SE 8 no JCP, que já tinha bom apoio da comunidade Java em geral.

Sendo Oracle — que adquiriu Sun e BEA — e IBM as duas maiores empresas propulsoras da tecnologia Java e fornecedoras de vasto portfólio de produtos e soluções baseadas nesta tecnologia, essa colaboração ameniza os temores e incertezas da comunidade sobre o futuro do Java após a aquisição da Sun, criadora do Java, pela Oracle. Além disso, um maior alinhamento entre as duas gigantes quanto ao desenvolvimento do Java SE deve realmente acelerar a evolução da tecnologia e o avanço das inovações.

Para saber mais:

  • IBM to join OpenJDK (em inglês), no blog de Mark Reinhold, Arquiteto Chefe do Java Platform Group na Oracle.

One Reply to “IBM e Oracle colaboram no OpenJDK”

Deixe uma resposta