Fontes matemáticas

O projeto Scientific and Technical Information Exchange (STIX) font creation lançou em 28 de maio de 2010, após mais de dez anos de desenvolvimento, as Fontes STIX 1.0.

O conjunto inicial de 23 fontes em formato OpenType está livremente disponível para baixar em STIX Fonts – www.stixfonts.org (pacote ZIP 2,6MB), além da licença de uso e documentação.

A missão do projeto de fonte STIX é elaborar um conjunto abrangente de fontes que sirvam a comunidade científica e técnica no processo que vai da criação do manuscrito à publicação final, em formatos eletrônico e impresso. Com este propósito, as fontes STIX são disponibilizadas sob licença livre de royalties para todos, inclusive editores, desenvolvedores de software, cientistas, estudantes e o público em geral.

O STIX font creation project é uma iniciativa das STI Pub companies, que inclui os Institutos Americanos de Física e de Engenharia Elétrica e Eletrônica – IEEE, as Sociedades Americanas de Química – ACS, Matemática – AMS e de Física – APS, e a Editora Elsevier.

Estas fontes matemáticas se juntam às Fontes para os amantes do TeX que já abordei no blog para suprir um conjunto profissional de fontes para quem escreve textos acadêmicos, técnicos e científicos usando um processador de textos gráfico em sistema operacional que suporte OpenType, como Windows 2000 ou superior e Linux.

O navegador Mozilla Firefox utiliza estas fontes, quando instaladas, para renderizar símbolos e expressões matemáticos na sintaxe MathML, que define mais de 2000 entidades.

STIX Fonts release 1.0 devem funcionar corretamente com Internet Explorer 8 em standards mode.

De acordo com a documentação, mais recursos OpenType serão adicionados no segundo lançamento para permitir o uso da fonte em uma aplicação como Microsoft Office Word 2010. O terceiro release acrescentará suporte a LaTeX.

One Reply to “Fontes matemáticas”

  1. tomara que venha,… computador foi criado para cálculos e até agora não reconhece fórmulas
    com fontes como a escrita.

Deixe uma resposta