Estatísticas coletadas dos acessos a grandes portais e backbones no mundo todo fornecem uma amostragem razoável do market share de navegadores web. Também trazem informações adicionais como o uso de plug-ins (Flash, Java, Silverlight e outros), e os sistemas operacionais e resoluções de tela utilizados nos computadores cliente.
Desde a entrada do Mozilla Firefox no mercado por volta de 2004, o Microsoft Internet Explorer saiu do quase monopólio, com perto de 95% do mercado, para atuais 60%, ao mesmo tempo que o Firefox gradativamente ocupou em torno de 20% do mercado.
A popularização do acesso internet e navegação web através de dispositivos móveis (smartphones e outros), em especial aqueles rodando os sistemas operacionais Apple iOS (do iPhone, iPod Touch e iPad), Google Android e Symbian, impulsionou outro considerável reposicionamento nesse mercado, com fatias atuais aproximadas de 7% para Google Chrome, 5% para Apple Safari e 2,5% do Opera.
[photopress:browser_market_share.png,full,centered]
Estatísticas, análises e informações detalhadas podem ser encontradas nos seguintes endereços:
- Wikipedia: Comparison of web browsers e Usage share of web browsers.
- NetApplications Net Market Share: Browser Market Share e Top Browser Share Trend, search engines, operating systems.
- Stat Owl: Web Browser Market Share, Plugins, Operating Systems, Search Engines, Web Standards.
One Reply to “Market share de navegadores web”