Market share de navegadores web

Estatísticas coletadas dos acessos a grandes portais e backbones no mundo todo fornecem uma amostragem razoável do market share de navegadores web. Também trazem informações adicionais como o uso de plug-ins (Flash, Java, Silverlight e outros), e os sistemas operacionais e resoluções de tela utilizados nos computadores cliente.

Desde a entrada do Mozilla Firefox no mercado por volta de 2004, o Microsoft Internet Explorer saiu do quase monopólio, com perto de 95% do mercado, para atuais 60%, ao mesmo tempo que o Firefox gradativamente ocupou em torno de 20% do mercado.

A popularização do acesso internet e navegação web através de dispositivos móveis (smartphones e outros), em especial aqueles rodando os sistemas operacionais Apple iOS (do iPhone, iPod Touch e iPad), Google Android e Symbian, impulsionou outro considerável reposicionamento nesse mercado, com fatias atuais aproximadas de 7% para Google Chrome, 5% para Apple Safari e 2,5% do Opera.

[photopress:browser_market_share.png,full,centered]

Estatísticas, análises e informações detalhadas podem ser encontradas nos seguintes endereços:

One Reply to “Market share de navegadores web”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *