Lançados NetBeans 6.1 e Ubuntu 8.04 LTS

Dois lançamentos importantes nos últimos dias.

Ontem foi lançado o NetBeans IDE 6.1 final, com várias novidades e melhorias atrativas, conforme eu havia adiantado em 7 e 27 de março.

O release oficial do NetBeans IDE 6.1 traz recursos para edição de JavaScript (coloração e validação semânticos, code completion, quick fixes e refactoring), biblioteca Spring Framework 2.5 embutida e suporte ao Spring web framework, maior integração com MySQL, melhoria no compartilhamento de bibliotecas entre projetos dependentes, suporte a Ruby/JRuby melhorado — incluindo novos quick fixes, um gerenciador de plataforma Ruby, debug rápido para JRuby. Por demanda popular, os recursos de geração do padrão bean e de CRUD JSF que ficaram de fora na versão 6.0 retornaram.

Além disso, versões preliminares (early versions) de novos módulos estão disponíveis, como o como JavaScript debugger e plugin para suporte a ClearCase. E na página de download há uma nova opção de pacote/bundle voltada para PHP: Early Access for PHP.

A versão 6.1 traz suporte a APIs web populares de SaaS (Software as a Service) com a inclusão dos serviços providos por Google, Facebook, Yahoo, YouTube na aba de Serviços, permitindo usá-los facilmente em aplicações mashup com simples arrastar-e-soltar para qualquer POJO, Servlet, JSP ou RESTful web service. O suporte a RESTful Web Services (especificação JSR 311 JAX-RS usando a implementação Jersey), disponível desde o NetBeans 6.0 como plugin, foi incluído na distribuição padrão do 6.1. E há novos plugins para suporte a Axis2 e SOAP UI.

Destacam-se também melhorias em desempenho, especialmente o início até 40% mais rápido, menor consumo de memória e mais agilidade nas respostas ao trabalhar com projetos extensos.

Baixar o NetBeans IDE 6.1 final (mirror em dlc.sun.com.edgesuite.net). Os pacotes localizados para português do Brasil, existentes na versão 6.0.1, ainda não estão disponíveis para o 6.1, mas devem estar em breve.


Dia 21 houve o lançamento da distribuição Linux Ubuntu 8.04 LTS, codinome Hardy Heron, nas edições Desktop e Servidor.

O Ubuntu é provavelmente a distribuição Linux atual mais amigável, estável e bem suportada para usuários pessoais. Oferece fácil instalação, compatibilidade com ampla variedade de dispositivos em desktops e notebooks.

Há também enorme quantidade de pacotes adicionais (no formato apt do GNU/Debian) disponíveis e freqüentemente atualizados, instaláveis pelo gerenciador de pacotes gráfico Synaptic (ou outro de sua preferência), com repositórios oficiais livres e restritos pré-configurados do Ubuntu.

O interessante da nova versão 8.04 é ser Long Term Support (LTS), o que significa garantia de suporte oficial ao ciclo de vida da Edição Desktop até 2011 e da Edição Servidor até 2013. A versão LTS anterior foi a 6.06, em junho de 2006.

Para aqueles que querem sempre as mais novas aplicações e tecnologias, poderão fazer ainda este ano a atualização para o Ubuntu 8.10, previsto para outubro. Quem prefere a estabilidade no ciclo de distribuição de software (tipicamente o ambiente corporativo de larga escala), pode ficar tranqüilo com o Ubuntu 8.04 por três (desktop) ou cinco (servidor) anos até migrar para a próxima versão LTS.

E sobre o que a versão 8.04 traz de novo? Para essa resposta, eu indico o artigo do português Bruno Carlos, muito bem escrito e ilustrado: Todas as novidades da versão oficial do Ubuntu 8.04 LTS.

5 Replies to “Lançados NetBeans 6.1 e Ubuntu 8.04 LTS”

  1. Márcio, no último parágrafo não seria o suporte até 2010 para a versão desktop?

    Show de bola o seu blog.

    Abraços,

    Francisco Moura
    Belo Horizonte

  2. Olá Francisco.

    O suporte ao ciclo de vida do Ubuntu LTS Desktop é de três anos. Assim, o correto é suporte até 2011, onde estava escrito 2001. Já fiz a correção no texto do artigo. Muito obrigado por apontar o erro de digitação.

    Aproveitei para acrescentar um parágrafo final explicando mais sobre o ciclo de atualização do Ubuntu.

    Espero que o meu blog e também os links e artigos do site em http://www.mhavila.com.br continuem sempre úteis e interessantes a você!

    Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *