Artigos JSF para começar 2008

O padrão JavaServer Faces (JSF) da plataforma Java EE — para construção de interface de usuário (IU/UI) web — tem sido cada vez mais difundido. É portanto um bom tema de tecnologia para começar o novo ano.

Uma boa introdução prática a JSF 1.2 (JSR 252) é o tutorial Getting started with JavaServer Faces 1.2, Part 1: Building basic applications (em inglês), por Richard Hightower, CTO da ArcMind, 2007-12-18, em IBM developerWorks. O acesso ao conteúdo do tutorial requer registro (gratuito). Recomendo também os artigos e FAQ listados na página de documentação JSF (em inglês) da Sun.

As atualizações das especificações JSF 1.2 e JSP 2.1 trazidas pela plataforma Java EE 5.0 homogeneizaram a convivência das duas tecnologias web, introduzindo a Linguagem de Expressão Unificada (Unified EL).

Já existem também boas bibliotecas de componentes JSF livres disponíveis para os desenvolvedores. Tudo isso contribui para a adoção da tecnologia ser cada vez mais rápida, ampla e fácil.

Mas a agilidade dos tempos modernos sempre pede mais e por isso já se discute a evolução JSF 2.0. No artigo JSFTemplate Components (em inglês), agosto 2007, Ken Paulsen destaca que criar um novo componente em JavaServer Faces ainda é difícil e burocrático. A proposição para a JavaServer Faces 2.0 (JSR 314) reconhece a importância em tornar mais fácil a autoria de componentes, fazendo disso uma prioridade da nova versão.

Pode-se fazer um paralelo da precupação de JSF 2.0 com a facilidade e simplicidade que o recurso de Arquivos de Tag de JSP ([1], [2], [3]) trouxe para a criação de bibliotecas de tags personalizadas, ou mesmo com a facilidade de criação de páginas dinâmicas da própria tecnologia JSP em relação a servlets.

Veja também JSFTemplating and Woodstock: Component Authoring Made Easy (em inglês), por Ken Paulsen, Jason Lee e Rick Palkovic, dezembro 2007. Uma thread de comentários e discussões sobre este artigo foi criada em TheServerSide.COM.

Outro artigo recente relacionado a JSF e AJAX é The AjaxComponent strategy for JSF: The best of both worlds (em inglês), por Matthew Tyson, JavaWorld.com, 2007-12-20.

O anúncio da Apache.org sobre lançamento do Apache Portals Bridges 1.0.4, 2007-12-29, também é a propósito, pois o projeto Portals Bridges provê integração com frameworks web JSF e Struts, Groovy e componentes Portlet (JSR-168).

A fundação Apache, porém, é totalmente eclética em projetos Java, pois hospeda o desenvolvimento de diversos frameworks web, como MyFaces (implementação de JSF), Struts, Tapestry e o inovativo Wicket, que teve sua versão 1.3 lançada (discussão em TSS) agora em 2 de janeiro.

2 Replies to “Artigos JSF para começar 2008”

  1. Boas dicas Márcio. O tutorial “Getting started with JavaServer Faces 1.2, Part 1: Building basic applications” é realmente excelente!

  2. Olá Fabiano.

    É, o Rick Hightower é autor experiente (do livro Professional Java Tools for Extreme Programming: Mastering OpenSource Tools Including Ant, XDoclet, JUnit, Cactus, and Maven [2004] e outros). Dessa forma, as 43 páginas do tutorial (PDF A4) são fáceis de se seguir, bem munidas de ilustrações e listagens.

    A seção de Recursos do tutorial ainda recomenda outras leituras, como Web Tier to Go With Java EE 5: Sumário de novos recursos ba tecnologia JavaServer Faces 1.2, por Jennifer Ball e Ed Burns, fevereiro 2006, em Sun DevNet.

    Há também a página na ArcMind que acompanha o tutorial, com downloads e orientações para executar os exemplos.

    Obrigado pela participação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *