Boas blogadas – novidades e atualidades Java EE 5/6

Java EE 5.0, que teve sua especificação (JSR 244) concluída em maio de 2006, ainda está se estabelecendo no mercado e nos ambientes de produção.

Os elementos que impulsionam a adoção do JEE5 são centrados em maior facilidade. Há a grande simplificação do EJB 3.0 (JSR 220) e suas práticas anotações em POJOs, em relação à burocracia do EJB2; a nova API de Persistência Java (JPA) (veja [1], [2], [3], [4]) — que também tira muito proveito das anotações e simplifica a persistência dos Entity Beans de EJB3 –; o refinamento e integração entre JSF 1.2 (JSR 252) e JSP 2.1 (JSR 245) com a Linguagem de Expressão Unificada (veja [5], [6], [7], [8], [9], [10]).

Enquanto Wonseok Kim implementa melhorias no TopLink Essentials (TLE) (6 de julho), Implementação JPA do servidor GlassFish (Java EE 5), e Carol McDonald exemplifica o uso de JSF, JBoss Seam e JPA no GlassFish (6 de julho), os desenvolvedores mais visionários já estão um passo além, de olho no futuro Java EE 6, cujo foco deve ser extensibilidade.

Rajiv Mordani cita em seu blog (6 de julho) a recente aprovação da JSR 315 para especificação Servlet 3.0.

Jitendra Kotamraju aborda compressão na JAX-WS RI (6 de julho), a Implementação de Referência (RI) de JAX-WS 2.0, Java API for XML-Based Web Services 2.0 (JSR 224). Veja também o artigo de Young Yang JAX-WS Web Services Without Java EE Containers (3 de julho).

2 Replies to “Boas blogadas – novidades e atualidades Java EE 5/6”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *