Java EE 6 e JavaFX Compiler

Dia 16 de julho passado, a Espeficicação do JEE 6.0 foi aprovada no JCP, conforme notícia do JavaFree (19/07). Foi a votação da análise inicial da JSR 316: Java Platform, Enterprise Edition 6 (Java EE 6), especificação guarda-chuva da plataforma Java EE que deve ser completada em 2008.

Dos 16 membros do Comitê Executivo para Java SE/EE do JCP, 14 votaram a favor da aprovação da JSR 316, com a abstenção da Borland e o voto contrário da Apache Software Foundation (ASF).

Como se pode ver no resultado da votação, o voto contrário da ASF não se deve ao mérito técnico da JSR 316 em si, sobre o qual a Apache é favorável, mas porque aguarda solução da questão de licenciamento entre a Apache e a Sun, lider dessa especificação.

A questão pendente de licença é a restrição de liberação pela Sun do Kit de Compatibilidade Java (JCK) para o projeto Apache Harmony — implementação Java SE como software livre — validar compatibilidade oficial com JDK 5. Segundo a Apache, esta restrição viola os termos do acordo JSPA do JCP. Mais detalhes estão no FAQ da Carta Aberta à Sun Microsystems, 10 abril 2007, por Geir Magnusson Jr., ASF.

Intel e Red Hat, que votaram “Sim”, ressaltaram que a Sun afirmou que não haverá “restrições de campo de uso” no licenciamento do Kit de Testes de Compatibilidade (TCK) EE6 para a JSR 316.

Entre os apoiadores da especificação técnica JSR 316 estão instituições de peso como a própria Apache, Oracle, JBoss (Red Hat), BEA e IBM, e também o brasileiro Felipe Leme (veja seu blog), entre outros.

Facilidade foi foco do Java EE 5. Para o Java EE 6, a JSR 316 objetiva extensibildiade e definição de perfis (profiles) para usos e aplicações específicos da plataforma EE. Além disso, propõe que sejam deprecadas as especificações EJB CMP, efetivamente substituída pela Java Persistence (JPA), e JAX-RPC, substituída por JAX-WS.

JSR 316 prevê também ampliar o suporte a SOA e SCA, evoluir as especificações para as tecnologias Enterprise JavaBeans (EJB), Java Persistence API (JPA), Servlets, JavaServer Faces (JSF), JAX-WS e Java EE Connector API. Propõe também a inclusão das seguintes especificações:

  • JSR-196 Java Authentication SPI for Containers
  • JSR-236 Timer for Application Servers
  • JSR-237 Work Manager for Application Servers
  • JSR-299 Web Beans
  • JSR-311 JAX-RS: Java API for RESTful Web Services

Outra plataforma que anda quente em novidades e artigos nos últimos dias, é JavaFX. O destaque mais recente foi o lançamento de um Compilador JavaFX como software livre, em 20 de julho.

One Reply to “Java EE 6 e JavaFX Compiler”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *