Notas tech da semana

Finalizando novembro, faço aqui uma coletânea de artigos e softwares recentes.

Artigos

Seguindo a dica de Clayton Passos no seu blog Japz-j, indico também o artigo Nove habilidades não técnicas que você deve ter, por Computerworld EUA, 2007-11-23:

  1. Habilidade de escrita
  2. Entendimento de ferramentas e de mapeamento de processos de negócio
  3. Habilidade de oratória
  4. Conhecimento de contabilidade
  5. Aptidão para trabalhar bem em equipe
  6. Iniciativa
  7. Mente curiosa
  8. Habilidade de argumentação
  9. Disposição para correr riscos

São habilidades como esta que fazem um técnico pleno se tornar sênior, consultor e até gestor. Eu ainda complementaria a lista:

  • Pragmatismo e objetividade, com foco em resultado e soluções;
  • Capacidade de síntese, captar os pontos principais e a essência do todo;
  • Sensatez e ponderação, pesando custos e benefícios;
  • Honestidade e ética sempre, nos bons e maus momentos, nos acertos e erros.

O post SOA – Verdade ou Ficção?, por Marco Aurélio Mendes, 2007-11-28, traz uma apresentação da IBM com Casos de Sucesso SOA no Governo Brasileiro. Para se familiarizar com os conceitos de Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), veja sua apresentação Implementando SOA no 44º Café Empresarial ASSESPRO-MG (2007-11-14).

OLAP Workshop: Basic Overview of OLAP Concepts, por Keith Laker, Oracle Business Intelligence Blog, 2007-11-21. Uma visão geral e conceitual de processamento analítico (OLAP) em inteligência de negócios (BI).

Java EE 5: Power and productivity with less complexity, por Scott Moore, BMC Software, 2007-11-29, em IBM developerWorks. Uma visão geral dos recursos e melhorias do Java E 5 voltados à produtividade do desenvolvimento. A versão 5 da plataforma corporativa Java vem se firmando e conta com servidores de aplicação compatíveis amadurecidos.

Design to Unit Test, por Akshay Sharma, em TheServerSide.COM, 2007-11-28, caminha através de um conjunto de requerimentos para auxiliar o desenvolvimento adequado ao teste unitário, incluindo algumas dicas para o estágio de elaboração (design).

Velocity or FreeMarker?, por Jeroen van Bergen, JavaWorld.com, 2007-11-29. A comparação entre os dois mecanismos de template mostra que ambos são igualmente poderosos, mas o FreeMarker se mostra mais sofisticado e mais rápido, principalmente com templates grandes.

Software Livre e Gratuito

Complementando meu post Relatórios, gráficos e boletos em Java do dia 18, duas novidades. Outro Sistema Gratuito para Geração de Boletos em Java, por Eduardo Simioni, em JavaFree.org, 2007-11-27; Boleto Free é uma versão gratuita do Boleto Web. E iText 2.0.7, por Bruno Lowagie, em JavaLobby, 2007-11-28; passados nove meses desde o lançamento da versão 2.0.0, esta é uma versão de “faxina” do código do iText, em preparação para a 2.1.

Lançado Mozilla Firefox 2.0.0.11 (2007-11-30). A atualização corrige uma questão de compatibilidade que afeta algumas páginas e extensões. O bug foi introduzido na versão 2.0.0.10 (2007-11-26), atualização de segurança que corrigiu três vulnerabilidades de alto risco. Disponível para baixar em br.mozdev.org e mozilla.com.

A popular biblioteca Apache Commons Logging teve lançada a versão 1.1.1 (2007-11-28), que corrige cinco bugs e traz pequenas melhorias.

Outra atualização Apache é o Maven 2.0.8 (2007-11-27), ferramenta de construção de software baseada no conceito de project object model (POM). O release notes do Apache Maven detalha as 32 tarefas implementadas na versão, entre bugs, melhorias novos recursos. Veja também o lançamento do Maven Archiva 1.0 final.

Anunciado também lançamento de VelocityTools 1.4 (2007-11-28) com ferramentas adicionais para o mecanismo de template Apache Velocity (veja artigo relacionado acima). Veja as novidades da versão.

A IBM anunciou o WebSphere Application Server Community Edition (WASCE) 2.0.0.1. Este servidor de aplicação Java EE 5 (veja artigo relacionado acima) é baseado no Apache Geronimo V2 e outros projetos livres da Fundação Apache. Disponível para baixar em ibm.com e oferece até alguma documentação em português.

3 Replies to “Notas tech da semana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *