Exibição de imagens remotas no Thunderbird

O leitor de e-mail Mozilla Thunderbird 2 e o webmail GMail (Google Mail) têm em comum um recurso que agrega segurança, eficiência e praticidade. O bloqueio e a exibição seletiva de imagens externas dentro de mensagens de e-mail.

Imagens externas ou remotas são referências a imagens na web dentro de uma mensagem formatada, para compor o conteúdo. Em termos simples, é quando o remetente escreveu a mensagem formatada e usou para diagramação ou ilustração uma ou mais imagens mantidas na internet. Em termos técnicos: existe uma ou mais tags IMG no HTML da mensagem, cujo atributo fonte (SRC) aponta para uma imagem na internet.

Neste caso, o programa de e-mail, depois de baixar a mensagem, terá de acessar a internet novamente e baixar cada imagem remota referenciada, para que seja exibida a apresentação visual completa da mensagem recebida.

Tal uso de imagens pode ser usado de forma legítima e “inocente”, para compor uma mensagem formatada e ilustrada. É inclusive muito comum nas malas diretas de empresas, que usam imagens para ilustrar os produtos divulgados. Assim, as imagens não são incluídas no corpo de cada mensagem enviada — o que efetivamente reduz o tamanho da mensagem e o tráfego de envio — mas sim acessadas da web quando cada destinatário visualiza.

Pode ser prático para quem envia, mas é perigoso para quem recebe.

Os riscos

Para começar, podem me chamar de antiquado, mas eu particularmente sou favorável do correio eletrônico para mensagens de texto puro, sem formatação, como foi originalmente concebido. Formatação HTML (fontes, cores, tamanhos… etc.) aumenta muito o tamanho da mensagem trafegada, em comparação a se fosse enviado apenas o texto puro de seu conteúdo. Considerando que em geral os programas de e-mail, ao enviar uma mensagem formatada, enviam junto também uma versão alternativa em texto puro e que as informações de formatação ocupam “espaço”, o tamanho de uma mensagem formatada é mais de duas vezes maior que o tamanho do texto puro.

Mas mesmo que você considere essencial trazer para o correio eletrônico a riqueza visual que existe na web, com seus negritos, centralizados etc., existem riscos concretos nas mensagens formatadas com imagens.

Primeiro, tráfego de rede. Imagens em geral são muito maiores do que texto e, para exibir plenamente uma mensagem com diversas imagens, seu programa de e-mail terá que baixar todas as imagens remotas usadas. Porém, você pode ter uma boa banda larga e isso gasta poucos segundos.

Em seguida vêm os ricos sérios.

Segundo, a quebra de privacidade. Quando seu programa leitor de e-mail (mesmo que seja um webmail) baixa uma imagem remota para exibir em uma mensagem, ele tem que acessar o servidor web onde a imagem está. Este acesso fica registrado. Ou seja, o servidor web “sabe” que você (seu computador) buscou a imagem naquele momento. Algumas empresas utilizam imagens (às vezes “invisíveis”, com tamanho zero ou transparentes) em malas diretas exatamente para controlar quantos, quando e quem recebeu as mensagens, com base no registro de imagens acessadas em seu servidor.

Por fim, o risco de segurança. Fraudes, spams e outras incursões maliciosas freqüentemente utilizam o mecanismo de inserção de imagens remotas na mensagem formatada para explorar alguma vulnerabilidade de segurança, de forma a exibir conteúdo impróprio, introduzir no computador destino um arquivo maléfico, abrir uma brecha para invasão ou outro dano qualquer.

A precaução e as facilidades

É por esses riscos que o Thunderbird e o GMail — e outras aplicações de e-mail que seguirem o bom exemplo — bloqueiam por padrão a exibição de imagens externas nas mensagens recebidas. É oferecida uma opção para Carregar/Exibir as imagens, que pode ser acionada pelo usuário caso ele realmente deseje.

Na ilustração seguinte, você vê parte de uma mensagem formatada recebida pelo Thunderbird. No alto, há um aviso informando que as imagens externas foram bloqueadas (ou seja, ainda não foram baixadas) e um botão com a opção “Carregar imagens”. Na mensagem, pode-se perceber os espaços reservados para as imagens, não exibidas. Se, após conferir remetente, assunto e conteúdo textual, quiser exibir as imagens nesta mensagem específica, pressione o botão.

Porém, existem casos em que você confia bastante no remetente, sabe que ele comumente envia mensagens formatadas contendo imagens e quer que elas sejam sempre exibidas, de forma automática, sem que você tenha que solicitar a exibição de imagens a cada mensagem recebida. Para estes casos, também existe uma opção.

No Thunderbird 2, é o link “Sempre carregar imagens externas de email-remetente”.

O Thunderbird armazena esta opção com uma das informações de um contato (remetente), no Catálogo de Endereços. Quando se escolhe o link e o remetente da mensagem em questão ainda não está no seu catálogo de endereços, abre-se uma janela de diálogo para adicioná-lo.

Nessa janela, note a opção “Permitir imagens externas em mensagens com formatação HTML” marcada. Pronto. Com esta opção marcada em um contato adicionado a seu catálogo de endereços, o Thunderbird passa a baixar e exibir automaticamente as imagens nas mensagens formatadas recebidas deste remetente.

Para saber mais:

Nota: uma mensagem do Submarino.com.br foi usada como exemplo nas ilustrações. A logomarca e o conteúdo ilustrativo exibidos são propriedade ou crédito do Submarino.

21 Replies to “Exibição de imagens remotas no Thunderbird”

  1. Caro Márcio, quanto à sua defesa dos emails somente com texto, sem inclusão de formatação e de imagens externas, não diria que você é antiquado, é tudo uma questão de ponto de vista.

    Do seu ponto de vista, em que o mais importante é velocidade, confiabilidade e segurança, o melhor seriam mensagens de texto puro, certamente.

    Mas hoje, embora essas sejam coisas que todos desejamos, outros fatores pesam mais para os usuários de internet: eles querem transmitir emoção, divertir-se, alcançar empatia, e até melhorar a legibilidade, que recursos como formatação e inclusão de imagens facilitam. Ninguém conseguirá convencê-los de que texto puro é melhor, pelo contrário, alguém deve fornecer-lhes esses recursos, com mais segurança e simplicidade.

    O que estamos assistindo é um uso maciço de algo que foi feito para um uso não tão maciço assim, o que, acredito, dará origem em breve a uma “Internet 2.0” ou coisa parecida, provavelmente baseada na TV interativa. Enfim, penso que a Internet tem de se adaptar às pessoas e não o contrário.

    Atenciosamente,

    João Brito

  2. Plaintext vs HTML Email, por Robert Chien, 2007-12-13:
    http://blogs.sun.com/chienr/entry/plaintext_vs_html_email

    Email texto puro

    • Bom para discussões e conversações.
    • Preferido em listas de discussão.
    • Inadequado apenas onde a formatação da informação for essencial ao destinatário.

    Email formatado HTML

    • Bom para anúncios, boletins (newsletters), releases de imprensa, relatórios e outras comunicações com conteúdo rico e para as quais não se espera uma resposta.
    • Sempre deve incluir uma alternativa em texto puro.

    Email Standards Project
    http://www.email-standards.org/

  3. Nick: No Thunderbird 1.x, existia uma aba Ferramentas/Editar > Opções/Preferências > Privacidade > Geral, com a opção de desabilitar ou não imagens remotas.

    No Thunderbird 2, a segurança foi “radicalizada”. Toda imagem remota é bloqueada por padrão e a aba Geral da Privacidade foi removida da interface. O método recomendado é autorizar imagens por remetente, como mostrado no artigo.

    Porém, a propriedade/opção de desabilitar ou não imagens remotas, embora não mais visível na interface do Thunderbird 2.0.x, ainda existe. Mas para modificá-la, é preciso acessar diretamente o editor de propriedades de configuração.

    Permitir automaticamente a exibição de qualquer imagem remota é um procedimento de risco de segurança e privacidade e, portanto, não recomendado. Mas ainda assim se você fizer questão dessa opção no Thunderbird 2.0.x, siga os seguintes passos:

    1. Ferramentas/Editar > Opções/Preferências > Avançado > Editor de config
    2. Na caixa “Localizar nome”, digite: mailnews.message_display.disable_remote_image
    3. Esta opção (valor lógico/booleano) normalmente aparece com Status padrão “true”. Dê um clique duplo sobre a opção exibida e o valor deve mudar para “false” e o Status para “modificado”.
    4. Feche a janela de opções e pronto.

    Para mais informações, leia (em inglês):

    MozillaZine Knowledge Base – Images in messages do not appear
    http://kb.mozillazine.org/Images_in_messages_do_not_appear

    Abraço e muito obrigado pelo comentário,
    Márcio

  4. Boa tarde!
    Muito bom o artigo,
    Segui os passos indicados pelo amigo, realmente a mensagem ficou desativada, porém uso um firewall na rede que bloqueia o download dessas imagens. Gostaria de saber qual porta o Thunderbird usa para baixar essas imagens!!!??
    Att.
    Diogo

  5. @Diogo:
    Estas imagens são baixadas via web, ou seja, em geral usa o porto padrão 80 do HTTP, a menos que o servidor web que provê a imagem use um porto não padrão, definido no endereço (URL) da imagem.

  6. Olá,

    estou usando o Thunderbird e gosto muito dele, no entanto, apesar de já ter seguido os passos indicados aqui, ele ainda não faz o carregamento das imagens remotas… existe alguma outra forma?

    Obrigada

  7. @Bruna:
    Além do próprio programa Thunderbird, configurações e ferramentas de controle de tráfego e de segurança, no seu computador ou na rede que você usa para acessar a Internet, também podem estar impedindo o acesso a imagens externas.

    Verifique, no computador e na sua rede, ferramentas de proteção Internet (pacotes do tipo “Internet Security”), como firewall, antivírus, antispam, IDS (detecção de intrusos) etc. Esse tipo de ferramenta pode estar indevidamente configurado para bloquear acessos web (HTTP) originados do Thunderbird.

    Caso você utilize um proxy na sua rede de acesso, verifique também se ele está devidamente configurado no Thunderbird, em Ferramentas > Opções > Avançado > Rede e espaço em disco > Conexão. As configurações de acesso, nesse caso, devem estar as mesmas que você usa no seu navegador.

    Espero que ajude.
    Abraço!

  8. Olá Márcio!
    Obrigada pela resposta, funcionou sim, mas gerou um novo erro…
    Minha conexão é através de uma rede, copiei os dados iguaizinhos aos que estão no firefox, imediatamente, todas as imagens remotas foram mostradas nas mensagens já recebidas… mas com a mesma rapidez que ele mostra as imagens também para de receber as novas mensagens… aparece um erro dizendo que não é possível se conectar ao servidor… tenho contas do terra e do gmail, todas dão a mesma mensagem.

    Não quero tomar muito seu tempo, mas se você puder me ajudar novamente…

    Obrigada!

  9. Olá Márcio!
    Obrigada pela resposta, funcionou sim, mas gerou um novo erro…
    Minha conexão é através de uma rede, copiei os dados iguaizinhos aos que estão no firefox, imediatamente, todas as imagens remotas foram mostradas nas mensagens já recebidas… mas com a mesma rapidez que ele mostra as imagens também para de receber as novas mensagens… aparece um erro dizendo que não é possível se conectar ao servidor… tenho contas do terra e do gmail, todas dão a mesma mensagem.

    Não quero tomar muito seu tempo, mas se você puder me ajudar novamente…

    Muito Obrigada!

  10. Olá Márcio!
    Estou entrando em contato novamente pra te contar que consegui arrumar!!!
    As configurações do proxy estavam corretas, no entanto, lá na guia “Rede e espaço em disco”, no campo “Sem proxy para:” coloquei os servidores de e-mail!!!
    Ficou assim: localhost, 127.0.0.1, terra.com.br, gmail.com

    Agora o Thunderbird recebe todas as contas e todas as imagens remotas!!!

    Obrigada pela sua ajuda!
    Bj

  11. Obrigado pelas dicas, liberei as imagens remotas aqui sem nenhum problema.

    Obs: Você sabe que futuro irá tomar o Thunderbird, pois diferente do Firefox quase não vejo se falar do mesmo, e nem vejo maiores atualizações.

    Abraço.

  12. @Piter:
    O Thunderbird continua sendo mantido ativamente, com correções de segurança prontamente lançadas. Creio que ele não está recebendo novas versões por estar bem estável e completo. As facilidades como a caixa de busca rápida do Thunderbird (que existe há anos!) só agora no Outlook 2007 a Microsoft introduziu.

    Mas realmente espero ver novidades como por exemplo: (1) a melhoria da proteção antispam e antifraudes; (2) a exibição rápida do início das mensagens e mais facilidades na exibição de marcadores (tags), a exemplo da interface inovadora do Gmail.

    Abraço.

  13. @Bruna: Aproveitando minha atualização de comentários no artigo, gostaria de agradecer sua participação e dizer que fico feliz que tenha encontrado seu ajuste de adequado configuração do proxy.

    Abraço!

  14. Boa tarde, segui os passos e troquei o true por false lá, mas não mudou nada, ainda não abre as imagens.

    Muito bom o site

  15. @Paulo Sutto:
    Estranho, Paulo. Não sei o que pode estar errado no seu caso… Qual versão, a sua?

    Testei agora a opção com o Thunderbird mais recente, 3.1, e a opção mailnews.message_display.disable_remote_image = false do comentário #5 continua funcionando.

    Passo para false (o Thunderbird coloca a linha de configuração em negrito para indicar que o default foi alterado), dou OK na caixa de Opções, e as imagens remotas passam a ser automaticamente carregadas.

    Volto para o default true e as imagens remotas voltam a não ser prontamente carregadas, exceto nas mensagens de contatos (remetentes) configurados para exibição automática, e nas mensagens onde o Thunderbird já baixou as imagens, claro.

  16. Olá malta,

    gostaria de saber se é possível manter as imagens nos e-mail sem ser sempre preciso carregá-las online. É que se a gente lê uma newsletter, as imagens são carregadas, mas, offline, elas desaparecem!

  17. Olá amigos,

    Eu mudei o meu cliente de email saindo o Outlook 2003 para o Thunderbird, porém estou com um grande problema agora, pois os meus emails de controle que são enviados aos clientes sempre à noite, não são exibidas no thunderbird, com isso não sei se estão saindo corretamente ou não e não tenho como reencaminhar para um cliente caso seja necessário.

    Alguém consegue me ajudar?

  18. Obrigado pelas informações marcio, por que é um saco estar habilitando as imagens de contato por contato, pois não deveriam ter tirado a opção e habilitar e desabilitar da interface.obrigado.

  19. Bom Dia

    Precisava tirar uma duvida.. eu consegui desbloquear imagens, porém, no momento que eu encaminho um email com imagens no corpo do documento, o destinatário recebe sem as imagens , com aquele pequeno x vermelho. Fiz um teste mandando a outro email meu, porém mesmo resultado.. por um acaso tem algo a ver com este bloqueio de imagens??

    Obrigado

Deixe uma resposta