NetBeans 6 Beta 2 e outras novas Java

Saiu ontem o NetBeans IDE 6.0 Beta 2, a na reta final para o lançamento oficial da nova versão em novembro.

O anúncio da disponibilidade destaca que o Beta 2 traz no pacote os drivers MySQL e PostgreSQL, melhorias para completamento de código Ruby e o Woodstock 4.1 Build 14. Veja também o artigo da InfoQ Netbeans Ruby Support: A Detailed Walkthrough by Roman Strobl, por Scott Delap, 2007-10-22.

Ainda existem alguns problemas não resolvidos, que devem ser acertados até a versão final. O NetBeans IDE 6.0 Beta 2 Release Notes detalha estes problemas e apresenta formas de contorná-los por enquanto.

Para quem usa arrastar-e-soltar na visualização da árvore de esquema XML nos recursos para SOA, é recomendado usar o JDK 6 Update 02 ou superior (Issue #112344).

Para baixar: NetBeans IDE 6.0 Beta 2 Download.

Experimente também testar os 10 atalhos práticos do editor do NetBeans 6 apresentados por Geertjan Wielenga no fórum ClearspaceX em DZone, 2007-10-23.

Nota: Também estão caminhando os trabalhos de localização (tradução) do NetBeans 6, incluindo Português do Brasil. Você também pode participar!


O Projeto GNU lançou a versão 0.96(.1) do GNU Classpath, uma implementação livre — ainda incompleta — das bibliotecas de classes Java essenciais (core) da Java SE API.

Veja mais em GNU Project Releases Latest Version of GNU Classpath
Incorporates new experimental GStreamer peer –, por Enterprise Open Source News Desk, 2007-10-22, Java Deloper’s Journal (JDJ).


Kshipra Singh anunciou em TheServerSide.COM a publicação de Java EE 5 Development using GlassFish Application Server, primeiro livro sobre o servidor de aplicações Glassfish, software livre que é a implementação de referência do Java EE 5.0.

Por falar em Glassfish, o artigo Scalable Ajax Push with ICEfaces and GlassFish no blog Ted’s Ajax Adventures, 2007-10-23, fala da integração preliminar da biblioteca JSF ICEfaces (1.7DR2) com o GlassFish Grizzly Comet, para suporte a Ajax Push (codinome “Comet”).

Outra nota no TSS, Article: (Re-)introduction to the Spring Framework, por Joseph Ottinger no dia 18, informou que Rod Johnson atualizou seu artigo “Introduction to the Spring Framework” para contemplar as novidades do framework Spring 2.5, como suporte a namespace em configurações XML, anotações e framework de teste do Spring, entre outras.


Para finalizar, o portal JavaLobby traz dois anúncios de utilitários software livre Java que podem ser interessantes.

Java2Script 1.0.0: Java to JavaScript Compiler & AJAX SWT anuncia o lançamento da versão final 1.0 do Java2Script (J2S) Pacemaker, que provê um plugin Eclipse compilador de Java para JavaScript e uma implementação em JavaScript do Eclipse Standard Widget Toolkit (SWT) e outros utilitários comuns como os pacotes java.lang.* e java.util.*.

O Java2Script Pacemaker promete permitir que você converta uma aplicação desktop Rich Client Platform (RCP) baseada na biblioteca de interface gráfica SWT em Rich Internet Application (RIA), para Internet.

E Find Java Heap Leaks with HeapAnalyzer divulga o HeapAnalyzer, tecnologia desenvolvida pelos laboratórios IBM alphaWorks, que roda em plataformas Linux, UNIX e Windows.

HeapAnalyzer permite encontrar possíveis áreas de memória desperdiçadas no heap Java através de seu mecanismo de busca heurístico e análise do Java heap dump em aplicações Java.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *