Atualidades: BitNami Stacks, MS SQL JDBC, Beans Binding, JSTags, Eclifox

BitNami Stacks

BitNami foi criado como um lugar para ajudar a proliferar a adoção de aplicações web Open Source de alta qualidade, disponíveis livremente.

BitNami Stacks é um projeto criado com um objetivo em mente: facilitar ao máximo a instalação de software de código aberto. A iniciativa disponibiliza instaladores para automatizar completamente o processo de instalação e configuração do software incluso em cada Pilha, de forma que você tenha tudo pronto e rodando em poucos cliques.

Estas são as Pilhas (Stacks) de infraestrutura e aplicações atualmente disponíveis:

  • Infraestrutura: Apache + MySQL + PHP (AMP) — LAMPStack (Linux), MAMPStack (Mac OS X) e WAMPStack (Windows).
  • Blog: Roller, WordPress.
  • Acompanhamento de Chamados (Bug-Tracking): Mantis.
  • Gerenciamento de Conteúdo (CMS): Drupal, Joomla.
  • Fórum: phpBB.
  • Gerenciamento de Enquetes/Pesquisas: Opina.
  • Servidor de Portal: Liferay.
  • Wiki: DokuWiki, Mediawiki.

Brevemente estarão disponíveis RubyStack, SugarCRM e KTDMS.

Para saber mais:

Novo driver JDBC da Microsoft para SQL Server

O driver JDBC da própria Microsoft para seu SQL Server era muito deficitário. Natural que a empresa de Bill Gates não tivesse grande interesse em integrar facilmente seu banco de dados com a principal plataforma de desenvolvimento concorrente do Microsoft .NET.

Contudo, o driver JDBC de software livre jTDS se estabeleceu como uma opção viável para a o uso efetivo do SQL Server em Java.

Agora, parece que a Microsoft quer recuperar o espaço perdido. Ela liberou um novo Microsoft SQL Server 2005 JDBC Driver, um driver compatível com o Java Database Connectivity (JDBC) 3.0 que provê, segundo a Microsoft, acesso a dados robusto para bancos de dados Microsoft SQL Server 2000 e SQL Server 2005.

Entre as novidades destacadas neste driver estão uma melhora significativa no desempenho, resultado de uma reestruturação feita na parte de comunicação do driver, Adaptative Buffering para recuperar campos muito grandes de maneira eficiente, criptografia Secure Sockets Layer (SSL) para um canal de comunicação seguro, e suporte a Transações XA “Tightly Coupled”.

Seu sistema de ajuda inclui uma coleção de aplicações de exemplo, que demonstram várias técnicas de uso deste driver JDBC em aplicações Java.

Para saber mais:

Beans Binding (JSR 295)

Shannon Hickey anunciou em seu blog o lançamento da versão 1.1.1 da implementação de referência de Beans Binding, especificada na JSR 295.

De acordo com os dados de Shannon, a versão 1.1.1 bate com larga vantagem a versão 1.0, provendo drástica melhoria em desempenho.

O extremo ganho de desempenho neste release é resultado de um ajuste feito nas classes BeanProperty e ELProperty, que são parte central ao Beans Binding, de forma que agora a maioria das tarefas é realizada várias ordens de magnitude mais rápido.

JSTags

Foi lançada a versão 1.0 do projeto de software livre JSTags.

JSTags é uma biblioteca de tags Java de código aberto, que objetiva prover um conjunto de tags fácil de usar para realizar tarefas que, de outra forma, precisariam ser implementadas com código JavaScript, como efeitos dinâmicos, conteúdo carregado asincronamente com Ajax e exibição condicional de campos em formulários HTML.

Para saber mais:

Eclifox – Eclipse dentro do Firefox

Quem desenvolve para web já deve saber como o Mozilla Firefox, além de ser um excelente navegador internet, é também amplamente extensível, rico em extensões que o tornam uma poderosa plataforma de desenvolvimento e teste.

Mas o artigo Eclifox: Eclipse dentro do Firefox, por Marcos Silva Pereira no JavaFree.org, 2007-10-19, mostra que aparentemente não há limites para o poder das extensões:

O laboratório de pesquisa alphaWorks, da IBM, colocou o Eclipse para rodar embutido dentro do Firefox. A façanha é possível graças a um plugin para o Firefox que traduz interfaces baseadas no Eclipse para XML User Interface Language (XUL), um projeto da fundação Mozilla para a definição de interfaces com usuário utilizando XML. O mecanismo XUL é utilizado nos produtos Mozilla e sua interface de programação pode ser usada na criação da interface de usuário de extensões e aplicações.

Você até pode se perguntar sobre as vantagens de usar o Eclipse dentro do Firefox, afinal, para que serve isso se eu posso simplesmente usar o IDE Eclipse Java diretamente no desktop? Mas pense em poder distribuir suas aplicações baseadas no Eclipse RCP na web com esforço mínimo, ou pense em como a web evoluiu a ponto de termos programas complexos como o Eclipse dentro do browser.

Para saber mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *