Nova geração de iPods

Hoje, neste belo 7 de Setembro, estou dois dias atrasado em falar da maior novidade geek da semana, ocorrida lá no país em que o Dia da Independência é 4 de Julho. 😉
[photopress:novos_ipod.jpg,full,centered]

Estou falando do lançamento dos novos iPod. O próprio CEO da Apple, Steve Jobs em pessoa, subiu ao palco em 5 de setembro para anunciar as novas gerações de iPod. Além do já lançado (e recém-crackeado) smartphone iPhone, a linha Apple iPod agora tem:

  • 6ª geração do iPod, agora chamado iPod “Classic”, com interface melhorada e capacidades 80 ou 160 GB;
  • 3ª geração do iPod Nano, ainda menor na altura, ligeiramente mais largo para comportar a nova tela de 2 polegadas resolução QVGA 320×240 mais brilhante, 5 opções de cores re-estilizadas e tamanhos 4 ou 8 GB;
  • novo iPod Touch, com ampla tela de toque (touchscreen) e design no estilo do iPhone, capacidades 8 ou 16 GB;
  • o minúsculo iPod Shuffle continua na 2ª geração, apenas trazendo a mesma atualização de cores do Nano.

[photopress:ipodnano_08_20070905.jpg,full,centered]

E os preços continuam os mesmos. O Nano até barateou: agora o de 4 GB custa o preço do antigo de 2 GB (capacidade agora extinta) e o de 8 custa os mesmos US$199 do de 4 GB da geração anterior. Isso lá nos Estados Unidos, porque no Brasil, o iPod tem os preços mais caros do mundo e a novidade só deve estrear oficialmente em outubro, com a chegada prevista do iPod Touch.

Preços também foram assunto quente para o iPhone, com a drástica redução de 200 dólares anunciada por Jobs, de $599 para $399 nos EUA. A redução do preço do iPhone deve turbinar ainda mais as vendas, mas incomodou os early adopters, aqueles loucos por novidades que até passaram o dia na fila para comprar as primeiras unidades. Para amenizar os protestos de quem pagou mais caro, Jobs anunciou que a Apple dará um crédito ou desconto de 100 dólares para quem comprou o iPhone há mais de 14 dias.

O iPhone já vinha sendo notícia na semana passada com o anúncio de pelo menos duas técnicas bem-sucedidas para desbloquear o aparelho a outras operadoras. O iPhone vem bloqueado apenas para chips da AT&T, mas o jovem americano George Hotz, de 17 anos, conseguiu desbloquear através de um ousado curto-circuito por solda e posteriores modificações por software. Outra técnica já divulgada, menos invasiva, utiliza um dispositivo “replicador de identificação” Turbo SIM que, uma vez anexado a um chip original da AT&T, salva os dados trocados entre o chip e o iPhone; depois, é só inserir qualquer chip com o replicador igualmente anexado, para ele enganar o iPhone.

Para saber mais:

Nota: Se você é desses que não compram o estilo fashion das novidades da Apple, talvez se interesse mais por um tocador de mídia como o Sandisk Sansa e280, que por US$150 tem 8 GB (expansível por cartão microSD), tela de 1,8 polegadas, rádio FM, grava voz e FM.

* Imagens reproduzidas da Apple, em http://www.apple.com/ e http://www.apple.com/ipodnano/gallery/index8.html respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *