Fim do Firefox 1.5

Lendo o artigo de Tiago Silveira, Nota de falecimento: Firefox 1.5, também fiquei preocupado e triste com a informação de que a comunidade de desenvolvedores do Firefox pretende encerrar as atualizações da geração 1.5.0.x em maio de 2007.

A nota na página de versões anteriores diz (tradução livre):

Firefox 1.5.0.x será mantido com atualizações de segurança e estabilidade até o meio de Maio 2007. Todos os usuários são fortemente encorajados a atualizar para Firefox 2.

É realmente um ciclo de vida muito curto para o Firefox 1.5, cujo lançamento inicial (versão 1.5.0.0) foi em novembro de 2005, ou seja, apenas um ano e meio antes do término anunciado de suporte. Produtos com suporte profissional e dos quais se espera confiabilidade e estabilidade costumam ter um ciclo de vida de versão de três anos ou mais, para garantir o investimento de empresas e usuários que se utilizam e se baseiam no produto.

É também uma decisão incoerente ante ao crescimento do Firefox como navegador preferido entre os usuários de Internet. Estudo recente da comScore sobre Firefox versus Internet Explorer mostra que o Firefox atinge de 8 a 17% da preferência atual, de acordo com o ambiente (corporativo, doméstico, acadêmico). Estes números condizem com outras estatísticas de participação global do Firefox, apontada como 11,7% pela OneStat em jan/2007 e 15,1% pela Net Applications em março. Outras estatísticas chegam a apontar participação do Firefox ainda maior: 31,8% (W3Schools), 26,7% (WebReference), 24% (TheCounter), 21,6% (EWS).

A última atualização lançada do Firefox 1.5 foi a versão 1.5.0.11 em 20 de março, corrigindo uma vulnerabilidade de segurança.

Para saber mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *