Horário de verão nos EUA e Java

O horário de verão no Brasil é definido (diferentemente) ano a ano e, em função disso, todo ano muitos administradores de sistemas de hardware e software por aqui têm que configurar manualmente o novo período no Brasil toda vez que sai o decreto anual.

Se o brasileiro já está “acostumado” com este horário de verão errante, isso nunca foi realidade para muitos países que têm a regra de horário de verão fixa, o que faz bastante sentido já que o verão também tem data fixa!

Os Estados Unidos, por exemplo, têm desde 1966 a Lei do Tempo Uniforme (Uniform Time Act) que definiu o horário de verão (em inglês daylight saving time – DST) no país iniciando às 02:00 (horário local) do último domingo de abril e terminando às 02:00 do último domingo de outubro. Em 1986, uma emenda ampliou o período de forma a iniciar no primeiro domingo de abril a partir de 1987. Desde então, a regra é seguida por todos os estados americanos, exceto o Arizona, e facilita a vida de todo mundo.

Ano que vem entrará em vigor outra mudança nos EUA. A Lei de Política de Energia de 2005 (Energy Policy Act) ampliou a regra de horário de verão americana em quatro semanas, passando a avançar os relógios em uma hora no segundo domingo de março (para aproveitar mais três semanas de claridade), e retornando uma hora no primeiro domingo de novembro (para incluir também a noite do Halloween), a partir de 2007.

Note, porém, que mesmo nas mudanças os americanos demonstraram planejamento, cautela e respeito. A primeira alteração da emenda de 1986 deu um ano de prazo para iniciar a vigência. Esta segunda, de 2005, definiu as novas datas com quase 2 anos de antecedência, um prazo mais que razoável para que provedores e usuários de produtos e serviços envolvendo/afetados de alguma forma pelo horário de verão consigam as adaptações e preparativos necessários. Assim, os americanos não devem sentir o mesmo transtorno anual dos brasileiros.

Um exemplo de adaptação ocorreu na Máquina Virtual Java (JVM) da Sun, que atualizou em seus JDK (1.3 em diante) a tabela de horário de verão usado para os cálculos de data e horário na linguagem Java de acordo com a Lei US2007DST. Para quem não tiver como atualizar a sua versão instalada de JRE/JDK, a Sun disponibiliza alternativamente um utilitário TZupdater para a atualização dos timezones. As Sun se baseia na referência Olson time zone database, publicamente disponível em nih.gov (FTP).

Para saber mais:

One Reply to “Horário de verão nos EUA e Java”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *