Proteja seu Flash Player

A maioria dos usuários têm instalado em seu microcomputador o Flash Player da Adobe (anteriormente Macromedia), especialmente para executar as animações interativas em formato Flash, muito comuns em páginas na Internet. O Microsoft Windows já traz o plugin-in ActiveX para Internet Explorer do Adobe Flash Player versão 6 na instalação do Windows XP.

Atualmente, o Flash Player está na versão 9 (exatamente 9.0.28.0, quando este artigo foi escrito) e é distribuído gratuitamente pela Adobe, disponível para Windows e Macintosh, e compatível com todos os principais navegadores Internet. Nota: o suporte a Linux, Solaris e versões antigas do Windows (98 e NT) cessou na versão 7 e não tem evoluções.

O que muitos não sabem é que em 12 de setembro deste ano, a Adobe divulgou um alerta informando que foram identificadas múltiplas vulnerabilidades de segurança no Adobe Flash Player 8.0.24.0 e versões anteriores. O alerta classifica as falhas como críticas e recomenda a todos os usuários atualização imediata para a versão 9 mais recente. Em sistemas onde não for possível atualizar para a versão 9, está disponível uma Nota técnica sobre atualização do Flash Player, que oferece uma atualização alternativa 7r68 para download.

Em 14 de novembro, a Microsoft também alertou sobre a vulnerabilidade do Flash Player 6 distribuído com o XP Service Pack 2 e passou a oferecer download de atualização para esta versão. O alerta foi propagado no dia 15 também pelo CAIS, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança mantido pela RNP Brasil. Quem já atualizou para a versão 9 mais nova do Flash Player como recomendado, porém, não precisa da atualização da Microsoft.

2 Replies to “Proteja seu Flash Player”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *