Firefox 2.0 e atualizações Mozilla

Em 24 de outubro, foi lançada a nova geração do navegador internet Mozilla Firefox versão 2.0, disponível para diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, Unix, Macintosh…) e em muitos idiomas, inclusive Português do Brasil. Além de ser software livre e suportar os mais atuais padrões de HTML e XHTML, CSS, JavaScript, RSS e outras tecnologias de Internet, o Firefox é cheio de recursos de segurança, facilidade e personalização. Além disso, tem disponível uma enorme variedade de plug-ins de terceiros (igualmente livres e gratuitos) para adicionar novos recursos e facilidades. A maior parte dos plug-ins já é compatível com a nova versão 2.

Uma boa novidade da versão 2 é que ela incorpora a proteção contra fraudes (phishing), antes disponível com a Barra do Google para Firefox. Quando se navega para uma página já reportada como fraude, o Firefox intercepta o acesso, alerta e orienta o usuário, permitindo sair dali ou navegar para a página assim mesmo. Você mesmo também pode facilmente reportar que uma página se trata de fraude ainda desconhecida pela central de segurança Firefox.

Outro ótimo recurso é a verificação ortográfica automática em campos de formulário, muito útil para escrever em webmail, blog etc. Para isso, basta instalar um ou mais dicionários de verificação ortográfica, disponíveis para Português do Brasil e outros idiomas.

A navegação com abas, que o Firefox tem desde a versão 1.0 e somente agora na versão 7 o Internet Explorer terá, foi muito evoluída em facilidades e opções de preferência no Firefox 2, que agora conta nativamente com um gerenciador de sessões capaz de restaurar rapidamente todas as abas abertas previamente em uma execução anterior do programa. Antes, este recurso podia ser adicionado por plug-ins como o Tab Mix Plus.

Baixe o Firefox 2 agora, em Get Firefox, Br MozDev ou Mozilla.com.

Para quem ainda usa as versões antigas 1.5.x do navegador Firefox e do cliente de e-mail Thunderbird, em 7 de novembro foram lançadas as versões de atualização 1.5.0.8 para ambos, com correções de algumas vulnerabilidades de segurança e erros.

Para saber mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *