Manipulando datas no Excel

O Excel tem uma vasta gama de recursos e funções para cálculos e manipulações com data e hora. Vou citar apenas alguns exemplos relativos a meses, só para ilustrar rapidamente:

  • Quer adicionar uma quantidade de meses a uma data? Tem a função DATAM(cel).
  • Precisa da diferença em meses entre duas datas? DATADIF(cel1; cel2; "m").
  • Quer extrair o número do mês de uma data? MÊS(cel).
  • Qual o último dia do mês correspondente a um data? FIMMÊS(cel; 0) (por exemplo, para 15/2/2020 — ou qualquer outro dia de fevereiro de 2020 — retorna 29/2/2020)

Veja na documentação de suporte da Microsoft a referência completa das 25 funções de data e hora disponíveis no Excel.

O Microsoft Excel armazena datas como números de série sequenciais, para facilitar o uso em cálculos. Um inteiro corresponde a um dia, sendo os horários representados pela parte fracionária. Para ver o número de série de uma data, basta formatar a célula como “Geral”, ao invés de um formato de data.

  • Quer somar 10 dias a uma data? A fórmula simples de adição =cel+10 obtém o resultado.
  • Precisa da diferença em dias entre duas datas? Basta a subtração =cel2-cel1 (a função DATADIF(cel1; cel2; "d") daria o mesmo resultado).

Curiosidade: Por padrão, 1º de janeiro de 1900 é o número de série 1. Isso significa que o Excel tem a limitação de não conseguir representar nativamente datas anteriores ao ano de 1900. Se precisar superar essa limitação, terá que recorrer a programação Visual Basic for Applications (VBA). Ou então, migrar para o software livre LibreOffice Calc, que não tem essa limitação.

O LibreOffice Calc também tem um conjunto de funções para data e hora similar ao Excel.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *