Atualização no plano de releases e suporte do Java

A Oracle está, desde setembro de 2017, realinhando a cadência de lançamentos (releases) e versões do Java SE JDK e das condições de suporte ao produto, em uma transição do Java SE versão 8 até a versão 11.

Na prática, quanto à cadência, os lançamentos de novas funcionalidades (feature releases) serão previstos a cada 6 meses (abril e outubro), com mudança da numeração principal. Essa cadência mais ágil de lançamentos e numeração se alinha a filosofias como DevOps e já é adotada por muitos produtos, como os navegadores Chrome e Mozilla Firefox por exemplo.

E o suporte ao produto terá uma distinção maior entre clientes comerciais (em geral, em ambiente empresarial) — centrados no produto Oracle JDK — e usuários gratuitos (inclusive desenvolvedores individuais) — direcionados ao software livre OpenJDK ou através da distribuição de Java licenciado em produtos de terceiros. Clientes comerciais terão um suporte mais sólido, incluindo lançamentos LTS (long term support) a partir da versão 11, com suporte comercial de longo prazo (pelo menos 8 anos) para aqueles que precisam de versões mais estáveis e duradouras.

Para saber mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *