Gerenciador de senhas

Boas práticas de segurança da informação orientam a você a utilizar senhas suficientemente grandes e complexas, combinando letras, números e símbolos. Orientam a não utilizar datas ou outras informações pessoais como base para a senha. Mais ainda, orientam a não utilizar a mesma senha em diversos locais.

Você busca seguir todas essas orientações e rapidamente se vê utilizando dezenas ou centenas de senhas diferentes e difíceis de se memorizar. Agregue isso à enorme quantidade de dados sigilosos que temos de manter, como contas bancárias, cartões de crédito, documentos etc.

E como gerenciar de forma segura esse caos, e ainda assim conseguir praticidade na hora de utilizar essas informações? Ter essa informação sempre a mão, não importa se você está usando o sistema operacional, navegando na internet, ou em trânsito tendo por perto um smartphone ou apenas um pendrive.

A solução é um programa gerenciador de senhas e dados sigilosos que seja poderoso, confiável e multiplataforma.

Os dois principais programas disponíveis são software livre (gratuitos e abertos), poderosos e estão disponíveis para diversos sistemas operacionais de computadores e smartphones:

  • LastPass – oferecendo grande integração com navegadores Web e sincronização com repositório remoto centralizado para uso unificado entre diversos computadores e dispositivos, suporta Windows, Mac e Linux, Internet Explorer, Firefox, Opera e Chrome, iPhone, BlackBerry, Windows Phone, Symbian e Android.
  • KeePass – prima por uma interface desktop amigável, originalmente para Windows, mas com ports para PcoketPC, Java, Linux, MacOS X, pendrives U3, iPhone, BlackBerry, Android.

Qual é o melhor? Você encontrará opiniões diversas na Internet, por exemplo:

Vou optar por avaliar eu mesmo os dois e ver se chego a uma conclusão. Enquanto isso, opiniões dos meus leitores são MUITO bem vindas. Qual gerenciador de senha você usa e prefere, e porque?

4 Replies to “Gerenciador de senhas”

  1. Uso o KeePass pela facilidade de uso e funcionalidades como o auto-type, que já preenche as senhas automaticamente via tecla de atalho. Porém, confesso que não conheço o LastPass.
    Uso uma combinação do KeePass + Truecrypt + Dropbox: o KeePass gera e armazena as senhas, o Truecrypt mantém o arquivo de senha seguro e o Dropbox garante a sincronia da base de senha entre os vários computadores que uso, além de ser um ótimo meio de backup.

  2. @Paulinho: Muito obrigado pela sua contribuição! Contudo, nestes aspectos que você citou, minha primeira impressão está dando ponto positivo para o LastPass. Veja minha continuação do artigo…

  3. Uso o AI RoboForm que é por sinal um excelente gerênciador de senhas e formularios,ou seja vc preenche seus dados no progrma, como endereço, e-mail, cpf, RG,etc… ele usa um teclado virtual para vc digitar a senha sendo assim vc não utiliza o teclado do seu pc. Já usei o LastPass que também é excelente e cumpre o que promete, já com respeito ao KeePass não conheço mas vou testar e depois deixo minha opinião.
    Abraços a todos sempre é muito bom compartilhar nossas opiniões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *