Mais PMBOK e gerenciamento de projetos

Meu artigo PMBOK e Gerenciamento de Projetos foi amplamente revisado e agora está mais completo. A revisão anterior fora em março deste ano.

Passei a apresentar os conceitos de projeto, gerenciamento de projetos, e processo. O texto abordava uma série de características do gerenciamento de projetos, porém antes não trazia a definição desses conceitos básicos, importantes para quem está começando a aprender.

Para melhor sequência lógica dos assuntos no texto revisado, as áreas de conhecimento passaram a ser explicadas antes dos grupos de processo.

E elaborei uma nova figura mostrando, de forma tabular, a distribuição das quantidades de processos pelas áreas de conhecimento e grupos de processos. Essa figura permitiu ilustrar facilmente algumas características lógicas dos processos de gerenciamento de um projeto, que destaco no texto do artigo.

Ficaram de fora do artigo, agora, apenas dois tópicos que considero também relevantes ao gerenciamento de projetos: apresentar e entender as partes interessadas (stakeholders) de um projeto; e a compreensão do ciclo de vida de produtos e onde se insere neste o ciclo de vida do projeto. Futuramente pretendo incluir estes dois assuntos, e aí o artigo finalmente será uma introdução bastante abrangente.

One Reply to “Mais PMBOK e gerenciamento de projetos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *