Certificações em Segurança da Informação

A Módulo Education fechou uma parceria com a organização global EXIN (Examination Institute for Information Science), instituto internacional que oferece certificações em segurança e tecnologia da informação. A companhia é a primeira instituição da América Latina, e a sexta no mundo, credenciada pelo EXIN, com instrutores certificados pelo instituto, para ministrar os treinamentos e provas da linha de certificações “Information Security Based on ISO/IEC 27002” do EXIN.

Com a parceria, a Módulo passa a oferecer inicialmente o curso preparatório para a certificação ISFS (Information Security Foundation Based on ISO/IEC 27002). As primeiras turmas começam já neste mês de abril.

“As certificações da EXIN vêm completar o portfólio de certificações da Módulo, encaixando-se perfeitamente em nosso framework de cursos”, declara Fernando Fonseca, Gerente de Conteúdo da Módulo Education.

Fonte: TI INSIDE Online, da Redação, segunda-feira, 22 de março de 2010, 19h45.

CISSP

Também o (ISC)² – International Information Systems Security Certification Consortium, instituição que mantém o (ISC)² CBK® (Common Body of Knowledge) [PDF], compêndio de tópicos relevantes para profissionais de segurança da informação, está ampliando sua atuação no Brasil quanto à realização da sua mundialmente reconhecida certificação Certified Information Systems Security Professional (CISSP).

A certificação CISSP já era realizada no Brasil desde 2004, trazida pela empresa Etek International (SP). Em 2010, a rede de afiliados educacionais para veiculação de treinamentos e certificações (ISC)² no país foi ampliada com mais três instituições: LanLink Informática (Nordeste, DF), Sec2b – Security to Business (RS), e Strong Security Brasil (SP).

Sugiro o portal GUIA CISSP, um Guia de Certificação CISSP independente em português, mantido pro Luciano Lima. Veja também o artigo Segurança certificada, por Aline Brandão, 28 de junho de 2007, na Revista TI Master.

A (ISC)² disponibiliza também seu Guia de Recursos para o Profissional de Segurança da Informação de Hoje (em inglês), disponível gratuitamente em PDF – Global Edition — com uma relação de centros educacionais, eventos do ano, publicações e recursos on-line relacionados a segurança da informação –, ou na versão (ISC)² Online Resource Guide.

Outras certificações

Outras reconhecidas certificações em segurança da informação são a de auditor CISA – Certified Information Systems Auditor e a de gerente CISM – Certified Information Security Manager, mantidas pela associação internacional ISACA – Information Systems Audit and Control Association, com presença no Brasil.

A própria brasileira Módulo também possui sua própria certificação MCSO – Modulo Certified Security Officer, para a qual oferece treinamentos divididos em dois módulos, MCSO I mais geral e conceitual, e MCSO II mais técnico abordando as ferramentas de segurança de TIC.

Veja também o artigo Certificação anticracker, por Viviane Zandonadi, fevereiro 2005, em INFO Online.

5 Replies to “Certificações em Segurança da Informação”

  1. Existem também mais outras certificações interessantes em segurança da informação que são: CEH (Certified Ethical Hacker) e CHFI (Certified Hacker Forence Invertigator) da EC-COUNCIL que pode ser encontrada também na Strong Security. Estas certificações pelo que pude acompanhar são muito utilizadas para formação de agentes do governo Americano como Pentágono entre outros.

  2. Muito interessante esse post dentro da área de segurança da informação, estou sedenta sempre por posts nesse estilo, escolhi a faculdade Iesb aqui em Brasília para fazer segurança da informação, a faculdade é muito boa. Por ainda não ter muito conhecimento na área fico sempre acompanhando os post, é de suma importancia buscar discussões e informações em sites e blogs para complementar a minha formação acadêmica e profissional na área, e esses espaços contribuem muito para isso. Muito bom isso aqui, grande abraço.

  3. @Viviane:
    Fico feliz que meus posts sobre segurança da informação lhe sejam úteis, espero continuar assim! É uma área profissional que creio realmente valer a pena você investir, porque além de muito útil e interessante, ainda há muita carência de conhecimento difundido e de profissionais qualificados.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *