Rastreador de atualizações de software

Se você usa uma distribuição Linux como a excelente Ubuntu, já deve estar acostumado à ferramenta de Atualização do Sistema, que regularmente detecta a existência de pacotes atualizados para todos os softwares instalados através dos repositórios e permite baixar e instalar as atualizações de forma fácil e automática.

O Windows não oferece essa mesma capacidade, de atualização centralizada dos softwares que você baixa e instala. Windows Update procura atualizações para o sistema operacional e para outros produtos Microsoft, e só.

Muitos programas oferecem a opção de procurar por suas próprias atualizações. Na maior parte dos casos, requer que você execute o software, ou ainda deixe programas de atualização distintos executando e ocupando o computador. Não costuma ser proativo nem eficiente.

Então, encontrei a ferramenta gratuita CNET TechTracker, disponibilizada por um dos maiores repositórios de software para download, o CNET Download.com.

O TechTracker possui versões para Windows e para Mac OS. A ferramenta varre seu computador e detecta, de uma extensa lista de softwares disponíveis no repositório do CNET Download.com, quais deles estão desatualizados em seu computador. Requer criar uma conta gratuita na CNET.

Testei a ferramenta e gostei do resultado. Ele identificou 26 softwares conhecidos em meu computador, quatro deles desatualizados. A lista incluiu softwares comerciais (Microsoft Office, Kaspersky Security, o utilitário TreeSize Professional etc.), livres (Firefox, Thunderbird, Notepad++, UltraVNC, PuTTY etc.), freeware (Adobe Reader, Skype, iTunes, doPDF, IrfanView etc.) e shareware (GetRight, PowerArchiver etc.).

Muito prático. Após a detecção, abre-se uma página na internet que lista os programas encontrados e oferece links para download de cada uma das atualizações disponíveis.

Pontos fracos que identifiquei:

  1. Em alguns casos, o repositório do CNET Download pode estar desatualizado em relação ao fornecedor original. Para o Skype, o TechTracker me ofereceu o download da versão 4.2.0.152, enquanto no site Skype.com já estava disponível a versão 4.2.0.155 lançada em 10 de março passado.
  2. Não distingue plataformas de 32 e 64-bits. Para o UltraVNC, o TechTracker ofereceu a versão mais recente disponível, porém o download foi para a instalação de 32-bits, quando existe instalação específica para Windows 64-bits, meu caso.

Pode não resolver todos os problemas, mas pareceu útil. Que tal você também experimentar e deixar aqui um comentário com a sua impressão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *