Ferramentas Java

Clojure

Mais uma linguagem para a Java Virtual Machine (JVM): Clojure.

Clojure é uma linguagem de programação predominantemente funcional, e provê um rico conjunto de estruturas de dados imutáveis e persistentes. Clojure é um dialeto da linguagem de programação Lisp, e compartilha com Lisp a filosofia de código-como-dado e um poderoso sistema de macro. Clojure compila diretamente para bytecode da JVM.

Eis uma apresentação segundo o artigo Clojure: Challenge your Java assumptions, por Joshua Fox, 2009-05-12 em JavaWorld.com:

Clojure é uma linguagem funcional dinâmica para a Máquina Virtual Java (JVM), lançada em versão 1.0 em maio de 2009. Clojure oferece um novo conjunto de técnicas de programação visando código robusto e desenvolvimento rápido. Em particular, ela oferece novas soluções para computação multicore. Não importando se você adere a Clojure ou permanece com Java, aprender sobre esta nova linguagem pode desafiar suas assunções sobre a melhor forma de projetar software.

O projeto da linguagem de programação Clojure é software livre sob licença Eclipse Public License (EPL) 1.0. Está hospedado em Google Code e seu desenvolvimento mais recente é mantido em GitHub e Assembla.

Veja também o blog Clojure com novidades sobre esta linguagem de programação.

Ferramentas

Uma boa referência para novidades em ferramentas de desenvolvimento no universo Java é a newsletter do Java Tools Community. Você pode ler o boletim on-line no portal do projeto, ou se inscrever na lista de anúncios para receber por e-mail.

Por falar em ferramentas, Java Power Tools é o nome do livro de John Ferguson Smart, publicado pela O’Reilly Media – ISBN-13: 9780596527938, 910 páginas, abril de 2008.

Em seu blog, Smart divulgou o recente lançamento da segunda Java Power Tools Newsletter, tendo como tópico em discussão os frameworks de teste web que podem ser usados com Java: Selenium, HTMLUnit, WebDriver, JWebUnit.

Java EE 6

Saindo de um blog em java.net para outro, a dica do dia (Tip Of The Day – TOTD) de Arun Gupta de 13 de agosto foi: TOTD #93: Getting Started with Java EE 6 using NetBeans 6.8 M1 & GlassFish v3 – A simple Servlet 3.0 + JPA 2.0 app.

Em oito passos simples, Gupta mostra como é fácil criar um exemplo de aplicação Java EE 6 no NetBeans 6.8 (atualmente em Milestone 1) e GlassFish v3 utilizando as especificações atualizadas Servlet 3.0 e Java Persistence API (JPA) 2.0, da iminente plataforma Java EE 6.

Java REST Frameworks

Saindo do java.net mas ficando nos frameworks web… O incansável Matt Raible, criador do AppFuse e constante avaliador de frameworks Java para web, fala no artigo My Experience with Java REST Frameworks (specifically Jersey and CXF), 2009-08-27 (também em Javalobby), de suas experiências com os frameworks REST.

Para uma introdução sobre REST, recomendo meu artigo REST e a evolução da arquitetura de software, atualizado em 2008-10-18.

Veja também o anúncio The Apache Wink project has released its first version, por Eli Baram 2009-08-28, em TheServerSide.COM, sobre o lançamento do framework de construção RESTful Web services Apache Wink.

Java SE 7

E assim como vem aí o Java EE 6, está a caminho também o Java SE 7.

O artigo Java 7 What’s New, Performance Benchmark – 1.5, 1.6, 1.7, por Taranfx.com, 2009-08-29, traz uma análise do desempenho da nova versão do JDK 7, em comparação com Java SE 5 e 6. Java 7 ficou bem na fita.

E voltando aos blogs do java.net, é também sobre Java 7 o artigo The seven small language changes that will be in JDK7, por Rémi Forax, 2009-08-29, comentando a divulgação de Joe Darcy das sete mudanças aceitas para inclusão no JDK7 no projeto coin-dev.

Últimas

E para fechar o post sobre ferramentas Java, meus últimos achados no assunto:

Top 100 Free Java Books to Download, 2009-08-28.

Crítica do livro DWR Java AJAX Applications, por Manuel Jordan, 2009-08-28, em Javalobby.

Artigo JPA Performance, Don’t Ignore the Database, por Carol McDonald, 2009-08-28.

New Monitoring Capabilities in GlassFish v3, no java.net Editor’s Daily Blog de 2009-08-27.

Implementing composite keys with JPA and Hibernate – The issue of the legacy database schema, artigo por Stephen B. Morris, 2009-08-25, em IBM developerWorks.

GMaps4JSF in the JSF 2.0 Ajax world, por Hazem Saleh, Staff Software Engineer, IBM, 2009-08-25, também em IBM developerWorks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *