Artigo sobre PDF atualizado

[Atualização em 12/08/2009: do PDF 6.3.308.]

Meu artigo PDF Livre com (ou sem) o Ghostscript teve sua 11ª revisão no último dia 6.

As novidades desta revisão são:

  • Acrescentado PrimoPDF ao quadro comparativo. Antes era só citado em outras opções. Falta incluir imagens ilustrativas.
  • Atualizados quadro comparativo e imagens ilustrativas para refletir as novas versões de doPDF, Bullzip PDF Printer, FreePDF e PDF Creator.
  • doPDF versão 6.3 permite escolher se o visualizador de PDF abrirá após a criação do PDF; antes sempre abria.
  • Bullzip PDF Printer agora provê suporte ao formato PDF/A-1 para arquivamento digital, em caráter experimental.
  • FreePDF retirou o “XP” do seu nome na versão 4, pois isto causava dúvidas nos usuários quanto a compatibilidade com Windows Vista.
  • Incluído tópico citando os recursos nativos de exportação e importação de PDF do OpenOffice/BrOffice.org, como alternativa ao uso das impressoras PDF quando trabalhando com documentos de escritório (texto, planilha, apresentação, desenho).
  • Desde a versão 3.07 de maio de 2005 o FreePDF inclui tradução para o Português (Brasil). Por isso, foi removido o já defasado tópico com o download da minha tradução para as versões 1.1 a 3.05 do FreePDF.

Espero que o artigo esteja, além de atualizado, ainda mais útil e abrangente agora.

Vi que já está disponível uma nova versão do GPL Ghostcript GPL 8.70, lançada em 1º de agosto. Ainda não tive oportunidade de testar esta nova versão com os programas de impressora PDF. Além do mais, os sites dos utilitários ainda recomendam a versão 8.64 e nem sequer está disponível no SourceForge as notas de lançamento dessa versão 8.70. Fica para uma futura revisão do artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *