Curtas Java

Conforme relatei em OpenJDK livre com chá gelado, a Red Hat está aproximando a iniciativa de JDK livre IcedTea do projeto OpenJDK. Ela assinou acordo como contribuinte para o projeto da Sun. Leia mais em Red Hat signs on to Sun’s open-source Java project (em inglês), por Elizabeth Montalbano, IDG LinuxWord, 2007-11-06.

Lembra que comentei sobre as Linguagens atualmente existentes sobre a JVM? Pois é. O artigo Groovy, JRuby, or Scala: Which JVM Language to Learn Next? (em inglês), por Mark Masterson em seu blog hoje, continua o assunto, abordando o mesmo tema.

No mesmo artigo meu, apresentei e comentei JavaRebel e JSP Weaver, produtos inovativos para atualização dinâmica de classes e páginas Java em execução, pela empresa Zeroturnaround. Dia 5 foi lançamento da atualização JavaRebel 1.0 M3 e dia 7 noticiado o JSP Weaver 1.0 M2 – Instant JSP Interpreter, em nota do JavaLobby, por Jevgeni Kabanov.

Também no JavaLobby foi divulgado o eHour 0.7, ferramenta gratuita de controle de tempo de projetos baseada em web. Nesta versão, foi migrada a implementação da interface de usuário do framework MVC Apache Struts para o Apache Wicket.

Por falar em projetos Apache, o Jakarta Slide, lançado em dezembro de 2004 para gerenciamento de conteúdo com protocolo WebDAV, foi “aposentado” no dia 3 por falta de atividade. Como alternativa, é sugerido o Apache Jackrabbit, implementação da Tecnologia Content Repository for Java (JCR API), conformante com a especificação JSR 170. De novidades recentes, a Fundação Apache havia anunciado MyFaces Trinidad Core 1.2.3 — implementação da especificação JSF 1.2 — e Struts 2.0.11 (release notes), atualização da nova geração Struts 2 baseada no WebWork.

Ruben badaró apresentou a Google Collections Library em seu blog. Ainda em versão Alpha, a biblioteca disponível livremente pelo Google Code estende o pacote Collections da Java 5 API. Outra estensão muito conhecida à API é a Commons Collections, do maduro e popular projeto Apache Commons.

Já ouviu falar do Maven Wagon, abstração de transporte — arquivo, HTTP, FTP, SSH/SCP, WebDAV, SCM — para repositório/deployment de artefatos Maven? Então saiba que Kohsuke Kawaguchi anunciou dia 7 em seu blog o projeto wagon-svn, que integra o Maven Wagon diretamente com repositórios Subversion (SVN).

Dia 5, Tiago Faria postou Suposto bug com versionamento do Hibernate3 no lock otimista. Talvez seja só uma dificuldade ou mau entendimento no uso do recurso, mas não custa dar acompanhar o artigo e os comentários.

Também dia 5, Monique Santos divulgou no JavaFree postagem informando que Kobi disponibiliza JBoleto. O JBoleto, software de código aberto — criação da empresa Kobi Sistemas e distribuído sob licença LGPL — para geração de boletos bancários em massa, teve a versão 0.9.6 (lançada em 11 de maio) disponibilizada no CVS do portal java.net.

Chegamos ao IBM developerWorks. Dois artigos recentes em destaque: Java EE meets Web 2.0, por Constantine Plotnikov, Engenheiro Chefe da Axmor, Artem Papkov, Arquiteto TI da IBM, e Jim Smith, também IBM, em 2006-11-06; e Write REST services, por J. Jeffrey Hanson, em 2007-10-30.

Dia 6, o TheServerSide.COM cobriu o lançamento do JBoss Seam 2.0 esta semana (2007-11-01). Há também o Vídeo de Christian Bauer falando do JBoss Seam. E veja What’s new in Seam 2 no blog de Norman Richards.

Para fechar as novidades, o portal InfoQ destacou o lançamento das bibliotecas Prototype 1.6.0 e script.aculo.us 1.8.0, ambas bibliotecas JavaScript software livre, trazendo melhor desempenho e melhorias para Ajax.

One Reply to “Curtas Java”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *