Mercado de tecnologia: aquisições e carreiras profissionais

Foi só a SAP anunciar a aquisição da Business Objects, empresa de destaque na área de ferramentas para Inteligência de Negócios (BI, OLAP, ETL, DW), em 7 de outubro, para começarem novas especulações do mercado de mega-aquisições e fusões de empresas de tecnologia.

Dia 9, o artigo Is BEA the Next Big Acquisition Target? por i-Technology News Desk, da revista Eclipse Developer’s Journal, anunciava que o analista Jason Maynard da Credit Suisse nomeava BEA, Cognos e Informatica como possíveis novos alvos de aquisições. Cognos e Informatica também atuam na área de BI e são concorrentes diretos da BO, enquanto BEA atua principalmente em tecnologia Java, sendo produtora do consagrado servidor de aplicações Weblogic.

A bola de cristal de Maynard parece afiada, pois hoje CNN noticiou que a Oracle propôs comprar a BEA Systems, segundo nota Oracle announces bid to buy BEA no TheServerSide.COM. A Oracle confirmou a informação em nota de imprensa, conforme comenta artigo Oracle Makes $6.7 Billion Bid For BEA, por Floyd Marinescu em InfoQ.

Veja também Compra da Business Objects pela SAP gera desconfiança no mercado, AFP, de Frankfurt, Alemanha, 2007-10-08.


Outro assunto do mercado de tecnologia que rondou artigos recentes foi o de carreiras de profissionais em TI (agradeço as dicas de Clayton Passos em seu blog):

Quanto você ganharia nos EUA?, por Yuri Gitahy, 2007-09-14, em Mundo IT, baseado no artigo Tech Salaries: From High to Low (em inglês), por James Maguire, 2007-09-12, em Earthweb IT Management.

Empregos tecnologia na Inglaterra/UK, por Emerson Cargnin, 2007-09-02, de Reading, Reino Unido.

Conheça o perfil e os salários dos profissionais que atuam na web, por Lygia de Luca, 2007-10-11, em IDG Now!

4 Replies to “Mercado de tecnologia: aquisições e carreiras profissionais”

  1. BEA Issues Statement in Response to Unsolicited Proposal from Oracle
    William Klein, BEA Systems, Press Release, 2007-10-11
    http://www.bea.com/framework.jsp?CNT=pr01867.htm&FP=/content/news_events/press_releases/2007

    BEA says no to Oracle’s $6.7B bid
    Por Chris Isidore, CNNMoney.com, 2007-10-12
    http://money.cnn.com/2007/10/12/technology/oracle_bea/

    BEA Systems nega oferta da Oracle, por ela subestimar o valor da empresa.

    BEA, Oracle product overlaps pondered
    Por Paul Krill, InfoWorld, 2007-10-12
    http://www.infoworld.com/article/07/10/12/bea-early_1.html

  2. Acompanhando os Press Releases da BEA sobre a intenção da Oracle em adquirir a empresa, pode-se ver a sucessão de acontecimentos.

    Dia 25 de outubro, a Diretoria da BEA definiu o preço de USD$21 por ação, em contra-proposta aos USD$17 oferecidos pela Oracle.

    Segundo nota no portal JDJ em 27 de outubro, o bilionário americano Carl Icahn, principal acionista da BEA — detentor de aproximadamente 15% das ações — criticou a posição dos diretores da empresa em uma carta:

    “Vejo a declaração pública de um preço ‘aceite ou esqueça’ de $21 por ação como uma tática de entrincheiramento gerencial, não uma técnica de negociação.”, declarou Icahn.

    Em resposta aberta, o press release de 29 de outubro afirma que a oposição dos diretores à oferta de $17 é porque subestima o valor da empresa.

    Dia 15, a BEA anunciou seu resultado financeiro de Q3 2007, que nos próximos dias deve ser analisado pelo mercado e pela Oracle para, eventualmente, resultar em uma nova proposta de aquisição.

    O fato é que a cotação da BEA na Nasdaq, que estava entre USD$13 e $14 por ação no início de outubro, chegou a quase $19 logo após o anúncio da oferta da Oracle, e agora oscila perto dos $17.
    http://quotes.nasdaq.com/asp/SummaryQuote.asp?symbol=BEAS&selected=BEAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *