Java é livre e JCP também

O assunto não é notícia tão fresca, mas mesmo assim acho que a importância ainda merece nota.

Que o Java é uma tecnologia de software livre, que os projetos de software livre do OpenJDK e o Sun Java Compatibility Kit têm licença GPL, que Java domina o mercado de software no Brasil e no mundo, isso tudo já foi falado aqui.

Outro fato de grande importância é que, no início de agosto, tivemos uma prova concreta de que o Java Community Process (JCP), mecanismo público de padronização de Java, aberto a toda à comunidade Java — empresas, instituições e indivíduos especialistas/interessados — e que dita as evolução do mundo Java, também é livre.

No início deste mês, 7 de agosto, foi lançada a versão final da JSR-291 de suporte à componentes dinâmicos em Java SE, especificação liderada pela IBM, apesar dos sucessivos votos contrários da Sun nas votações.

A Sun, criadora da tecnologia Java, não controla o JCP nem a tecnologia Java. Tem como único privilégio uma cadeira cativa em cada um dos Comitês Executivos do JCP.

São dois Executive Committees (ECs): um para Java Standard e Enterprise, outro para Micro Edition. Cada comitê tem 16 membros votantes, responsáveis pela aprovação das das requisições de especificação Java (JSRs). Das 16 cadeiras, 10 são membros ratificados, 5 eleitos e uma é cativa da Sun. Os mandatos de três anos tem rotatividade tal que a cada ano 5 dos 16 membros do comitê são ratificados ou eleitos.

O motivo do voto “não” da Sun no caso foi o fato da especificação JSR 291 basicamente ratificar o padrão OSGi Core Release 4, publicada em outubro de 2005, e não algo desenvolvido por experts da comunidade Java no JCP. Apesar disso, os 12 votos favoráveis do comitê mostraram que a maioria dos membros não concordava com a Sun e achava, sim, importante a interoperabilidade e parceria com a OSGi através desta JSR. Resultado: Sun foi voto redondamente vencido.

Ponto para a liberdade realmente democrática, mas com seriedade, organização e alta padronização, do JCP!

Para saber mais:

  • JCP FAQ. Veja em especial a questão “What is an EC and what is its purpose”, que explica a composição dos Comitês Executivos do JCP.
  • A Sun controla o futuro do Java ?, por Dyego Souza Dantas Leal, 2007-01-24.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *