Zachman Framework

Pesquisando temas relacionados a arquitetura de software e governança de TI na Internet, encontrei novas informações interessantes e fiz atualizações nas respectivas páginas de referências que mantenho:

Entre as informações, encontrei uma Associação Internacional de Arquitetos de Software – IASA cujo portal, entre outras informações, mantém uma publicação disponível on-line chamada IASA Perspectives Journal. A edição atual traz uma entrevista com John Zachman, criador do Framework Zachman para Arquitetura Corporativa.

Zachman Framework versão 3.0

Tão logo fui apresentado ao Zachman Framework, vi imediatamente que ele faz todo o sentido e provê uma ótima visão de alto nível muito abrangente dos aspectos arquiteturais de sistemas de informação. Seu esquema se resume a uma tabela fácil de compreender. Este framework foi originado do trabalho de Zachman na IBM. Veja em especial o artigo A framework for information systems architecture (PDF), IBM Systems Journal, Vol. 26, No. 3, 1987.

O esquema Zachman é uma tabela onde em uma dimensão estão as seis perguntas básicas da comunicação — O quê, Como, Onde, Quem, Quando, Como e Por quê — e na outra dimensão estão níveis de modelos relacionados aos grupos de interessados (stakeholders) — Visionário, Dono, Projetista, Construtor, Implementador e Trabalhador.

Para saber mais (em inglês):

One Reply to “Zachman Framework”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *