Referências UML atualizadas

A minha página de referências relacionadas a Engenharia de Software teve uma boa revisão hoje na parte sobre UML, principalmente listando mais ferramentas para modelagem UML.

Destaque para o StarUML, ferramenta de modelagem UML e plataforma MDA para Windows bem poderosa e flexível, software livre e de código aberto. Agradeço ao colega Adolfo pela animadora demonstração das potencialidades do programa.

14 Replies to “Referências UML atualizadas”

  1. Uma vantagem “filosófica” do StarUML em relação ao Jude é que o primeiro é software livre, enquanto o último é programa proprietário, embora gratuito.

    Outro aspecto interessante do StarUML é seu objetivo de ser mais do que uma ferramenta de modelagem UML, ser uma plataforma MDA. Isso torna o StarUML muito poderoso. Ele é também amplamente personalizável e extensível, incluindo perfis UML personalizáveis (formato XML) e suporte a add-ins COM.

    O StarUML tem uma API externa (Microsoft COM) que pode ser utilizada através de uma linguagem de script como JScript, dentro de templates personalizados que interagem com o modelo e com outros componentes Windows para produzir artefatos e documentação. O StarUML já vem com exemplos de templates que produzem arquivos em formato Word, Excel, PowerPoint e texto (no qual pode-se gerar HTML, XML e qualquer outro arquivo em formato texto, claro). Os templates StarUML têm uma sintaxe fácil de se aprender e utilizar.

    Quanto a diagramas UML, ambos StarUML e Jude/Community suportam os seguintes 8 tipos: Classe, Caso de Uso, Seqüência, Colaboração, Estado, Atividade, Componente, Implantação.

    Mas meu conhecimento sobre as duas ferramentas ainda é superficial para fazer qualquer comparativo ou avaliação concreta.

  2. Valeu Márcio! Vou conferir depois o StarUML!
    Realmente ser software livre é um bom diferencial.
    []s

  3. Bom dia 1
    Sou um iniciante em java preciso fazer um programa em java que utilize trêis classes, tenho que fazer usando o jude e não consigo fazer o diagrama de sequencia gostaria muito que voce pudése me ajudar ficarei muito grato1
    Classe de controle;
    Interface de usuário;
    Classe de uma caixa de água;
    O programa déve simular o processo de enchimento e esvaziamento de uma caixa d’água.

  4. Adauri: Jude é apenas uma ferramenta para desenho de diagramas UML no computador. No computador ou no papel, é necessário você entender os conceitos e praticar a aplicação da linguagem UML e seus diagramas, na análise e modelagem orientadas a objetos.

    Recomendo recorrer a um livro ou tutorial de UML. Eis também alguns links que podem ser úteis:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Uml
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_sequ%C3%AAncia
    http://www.mhavila.com.br/link/prog/software/soft-book.html
    http://www.mhavila.com.br/link/prog/software/soft-eng.html#UML

    http://en.wikipedia.org/wiki/Sequence_diagram
    http://www.agilemodeling.com/artifacts/sequenceDiagram.htm
    http://www-128.ibm.com/developerworks/rational/library/3101.html

  5. Onde encontro material didatico tipo apostilas, tutoriais, ou outras coisas do genero, sobre as ferramentas: Jude e starUML!?
    Quem poder me ajudar, agradeço…

  6. Boa tarde caro Márcio,

    sou estudante de Sistemas de Informação e estou no 2° ano, e estou fazendo uso de aplicativos auxiliares para se fazer os gráficos de UML. Pois bem, o professor nos passou para usar o StarUML e o Visual Paradigm(Community Version), mas todos pegamos primeiramente o StarUML, por ser mais fácil de instalar e mais leve, porém chegamos aos Diagramas de Seqüências, que ninguém conseguiu achá-lo dentro do StarUML. Acabaremos todos migrando para o Visual Paradigm, pois, segundo o professor nele é mais fácil a visualização de todos os tipos de diagrama.

    Minha pergunta é: onde encontro o próximos diagramas, a partir do Diagram de Seqüências no StarUML?

    Desde já agradeço pela atenção,

    Obrigado

  7. @Franklin:
    A proposta do StarUML não é apenas ser um editor de diagramas UML, mas sim ser uma ferramenta MDA (arquitetura dirigida por modelos) baseada em UML. Sem entrar no mérito da filosofia e conceitos de MDA e do StarUML, vou orientar especificamente sobre a criação de diagramas, que é sua dúvida principal.

    Todos os diagramas são criados em um projeto e, dentro dele, associados ao contexto de um modelo ou visão.

    Primeiro, você deve criar um novo projeto, na abordagem padrão do StarUML ou outras oferecidas pelo programa (4+1 View Model, Rational, UML Components).

    Uma vez em um projeto, siga os seguintes passos para adicionar um novo diagrama UML 2.0, em qualquer um dos 12 tipos suportados pelo StarUML:

    1. Selecione o painel Model Explorer (por padrão na interface, é ativado por uma aba no alto da lateral direita da tela).

    2. Na estrutura de árvore do Model Explorer, selecione um modelo ou visão do projeto (por exemplo, se é um projeto na abordagem padrão, selecione Design Model).

    3. No menu Model > Add Diagram, selecione o tipo do novo diagrama (Caso de Uso, Classe, Seqüência etc.). Observação: Se um modelo ou visão não estiver devidamente selecionado, a opção Add Diagram estará desabilitada.

    Pronto. O novo diagrama do tipo escolhido é criado na estrutura do Model Explorer, com o nome inicialmente selecionado para que você defina o desejado, e é aberto em branco no editor gráfico.

    Seguindo esses passos, no StarUML 5.0, eu consigo criar um diagrama de seqüência — no modelo selecionado do Model Explorer, ele é criado dentro de um InteractionInstanceSet que por sua vez está dentro de um CollaborationInstanceSet — assim como qualquer outro diagrama.

  8. @Franklin:
    Não sabia que a Visual Paradigm oferecia essa versão gratuita Community Edition.

    http://www.visual-paradigm.com/product/vpuml/communityedition.jsp
    http://www.visual-paradigm.com/product/vpuml/vpumldownload.jsp?edition=ce&product=vpuml

    Vi que para fazer o download, é preciso baixar o instalador do Visual Paradigm Suite completo e registrar-se para receber (por e-mail) a chave de ativação do Visual Paradigm for UML 6.2 Community Edition.

    Boa dica, obrigado.

  9. Bem, inicialmente gostei do startUML. Usei tal ferramenta mais para engenharia reversa, porém em meus projetos não consegui gerar os diagramas nem tão pouco os javadocs.
    Estou a usar o Java 5 e acredito que o motivo para tal erro é justamente esse.

    O que voces acham?

    Eu não tenho certeza, mas acho que O startUML não suporta Java 5.

    Abraços

  10. Link do questionario: http://www.surveymonkey.com/s/XKT93BV

    Se sabe ou entende sobre modelação peço se estiverem disponibiliade para responderem a este Pequeno questionario sobre um estudo sobre ferramentas de modelação. Link acima descrito com a utilização do survey monkey, facilidade de resposta nada complicado.

    Para Programadores/utilizadores destas ferramentas UML e VISIO.

  11. como faço para gerar o diagrama de colaboração através do de sequencia usando o StarUML? Alguém pode me ajudar?
    pois quando mando converte o diagrama de sequencia ele gera um erro:

    Linha : 333
    Caract: 5
    Erro : ’2.458′is not a valid floating point value
    Codido: 8000FFFF
    Origem: (null)

  12. Olá, boa tarde!
    Então, estou querendo abordar “a função” MDA do Star UML, mas estou encontrando muita dificuldade para especificar o comportamento dos métodos, para, no momento da transformação, o código java conseguir interpretar esse comportamento. Acho que vi que ele utiliza OCL para essa transformação, mas não estou conseguindo fazer esses mapeamentos.
    Por acaso alguém teria algum tutorial que pudesse me ajudar nas transformações PIM -> PSM -> código???
    Desde já agradeço!!
    Abç!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *