Artigo PDF livre atualizado

Meu artigo PDF livre com Ghostscript foi revisado hoje, passando a refletir as versões mais atuais dos utilitários GPL Ghostscript 8.57 e FreePDF XP 3.24.

À época da revisão anterior do artigo, o FreePDF XP 3.07 não havia funcionado com a versão livre (open source) GPL Ghostscript 8.54, gerando o erro: GhostScript Error 1. Erro, nenhum arquivo PDF produzido! (False). O FreePDF 3.07 funcionava apenas com o Ghostscript 8.54 na licença AFPL, que é gratuita apenas para uso pessoal.

Com a atual versão 3.24 do FreePDF XP, que passou a ser compatível também com Windows Vista, o GPL Ghostscript 8.57 funcionou sem problemas, garantindo assim o uso das versões mais atuais livremente, para qualquer fim (pessoal, profissional ou comercial).

Se você quer mais poder e flexibilidade de configuração na geração de PDF, pode experimentar substituir o FreePDF XP pelo PDFCreator. Apesar de não ter a mesma interface fácil e atrativa do primeiro, o PDFCreator é software livre e aberto (projeto open source em SourceForge) e oferece mais opções de configuração e geração de PDF.

Utilitários como FreePDF XP e PDFCreator são uma forma fácil e gratuita para se gerar documentos PDF a partir de qualquer aplicação Windows capaz de imprimir. Basta direcionar o conteúdo desejado para a “impressora PDF” criada pelo utilitário.


Aproveitando o ensejo, foi também atualizada a página de referências (links) sobre Portable Document Format (PDF), Ferramentas de software PDF, PDF/Archive (PDF/A) – ISO 19005 e PostScript (PS):
Hyperlink: Multimídia: Texto: PDF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *