Linux Ext2/Ext3 filesystem em Windows

Deseja acessar (leitura/escrita) partições de disco formatadas em Linux com o sistema de arquivos (filesystem) Ext2 ou Ext3?

Baixe e instale o Ext2 IFS for Windows – Ext2 Installable File System (IFS) for Windows, por Stephan Schreiber, driver gratuito (freeware) que provê suporte total a partições Ext2 para Windows NT4.0/2000/XP/2003.

Partições Ext3 também são suportadas, já que este formato de filesystem consiste basicamente no Ext2 acrescido do recurso de journaling. Journaling é um mecanismo mais eficiente para o controle e recuperação de falhas (interrupção anormal), em que a informação dos arquivos abertos é mantida em um histórico (log) chamado de journal. O Ext2 IFS monta uma partição Ext3 desde que não haja nenhuma informação no journal, indicando possível fechamento (unmount) anormal da partição, para evitar qualquer perda ou dano aos dados. Em resumo, o Ext2 IFS pode montar partições Ext3 de forma segura, apenas sem tirar proveito do recurso de journaling.

Existem drivers Ext2/Ext3 para Windows como software livre. Cito Ext2Fsd – Ext2 File System Driver for Windows x86 e 64-bits, projeto em SourceForge, e Ext2ifs (nome quase idêntico ao Ext2 IFS), por John Newbigin. Mas estes parecem ainda incipientes.

Outras opções mais básicas são os programas que permitem ler arquivos de uma partição Linux Ext2/Ext3, como o freeware Linux Reader, da DiskInternals, ou o livre Explore2fs.

Contudo, o Ext2 IFS se mostrou simples, efetivo e estável. Em meu Windows XP, sequer precisou reiniciar o computador após a instalação para acessar uma partição Linux como novo disco local.

Um aviso: Acessar partições Linux pelo Windows pode ser muito prático e cômodo, mas cuidado para não modificar ou danificar nenhum arquivo de sistema do Linux!

Para saber mais:

3 Replies to “Linux Ext2/Ext3 filesystem em Windows”

  1. Caro Marcio.. em sua opinião, é seguro formatar uma partiçao ext3 usando o partitionmagic no windows para instalação posterior de um Linux?

    Agradeço a dica

  2. @Andre: Creio que sim, o Partition Magic é um software muito maduro e confiável. Mas se tiver qualquer receio, não precisa se preocupar em pré-formatar a partição, pois todo instalador Linux oferece opção para formatar a partição a ser usada. Lembre-se também que o Linux requer uma partição adicional de swap, proporcional ao tamanho da memória RAM instalada.

  3. Olá. Sei que o post é antigo, mas se vc puder responder uma dúvida:
    Uso o Windows(C:) e pretendo formatar um HD(F:) em ext2 ou ext3. Não sei se existe diferença significativa entre esses sistemas.
    O objetivo na verdade é evitar a fragmentação no HD letra “F”.

    Digamos que eu formate em ext2.
    Poderei no Windows escrever/ler arquivos com mais de 4GB?

    Pergunto pois li em algum site que o Windows no caso, iria enxergar o ext2/3 como FAT32.
    Existe de fato esse empecilho?

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *