Deseja acessar (leitura/escrita) partições de disco formatadas em Linux com o sistema de arquivos (filesystem) Ext2 ou Ext3?

Baixe e instale o Ext2 IFS for Windows – Ext2 Installable File System (IFS) for Windows, por Stephan Schreiber, driver gratuito (freeware) que provê suporte total a partições Ext2 para Windows NT4.0/2000/XP/2003.

Partições Ext3 também são suportadas, já que este formato de filesystem consiste basicamente no Ext2 acrescido do recurso de journaling. Journaling é um mecanismo mais eficiente para o controle e recuperação de falhas (interrupção anormal), em que a informação dos arquivos abertos é mantida em um histórico (log) chamado de journal. O Ext2 IFS monta uma partição Ext3 desde que não haja nenhuma informação no journal, indicando possível fechamento (unmount) anormal da partição, para evitar qualquer perda ou dano aos dados. Em resumo, o Ext2 IFS pode montar partições Ext3 de forma segura, apenas sem tirar proveito do recurso de journaling.

Existem drivers Ext2/Ext3 para Windows como software livre. Cito Ext2Fsd – Ext2 File System Driver for Windows x86 e 64-bits, projeto em SourceForge, e Ext2ifs (nome quase idêntico ao Ext2 IFS), por John Newbigin. Mas estes parecem ainda incipientes.

Outras opções mais básicas são os programas que permitem ler arquivos de uma partição Linux Ext2/Ext3, como o freeware Linux Reader, da DiskInternals, ou o livre Explore2fs.

Contudo, o Ext2 IFS se mostrou simples, efetivo e estável. Em meu Windows XP, sequer precisou reiniciar o computador após a instalação para acessar uma partição Linux como novo disco local.

Um aviso: Acessar partições Linux pelo Windows pode ser muito prático e cômodo, mas cuidado para não modificar ou danificar nenhum arquivo de sistema do Linux!

Para saber mais: